Paraibuna Embalagens realiza mês de prevenção aos acidentes de trabalho com campanhas educativas

Compartilhe

Paraibuna Embalagens realiza mês de prevenção aos acidentes de trabalho com campanhas educativas

Exposição de Equipamento de Proteção Individual (EPIs) danificados, Diálogo Diário de Segurança (DDS) temático, sequência no Programa de Conservação Auditiva (PCA), inspeção de EPIs e dinâmica em grupo marcam o mês na empresa.  

A equipe de Segurança do Trabalho e da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) realizaram uma série de atividades para fomentar a conscientização a respeito da campanha Abril Verde. A técnica de segurança do trabalho Márcia Leite conta que, na Paraibuna Embalagens, as ações tiveram quatro momentos: exposição de Equipamento de Proteção Individual (EPIs) danificados em decorrência de acidentes. Diálogo Diário de Segurança (DDS) temático, sequência e ênfase no Programa de Conservação Auditiva (PCA), com inspeção de EPI, também uma dinâmica em grupo com um jogo de segurança e percepção de risco com perguntas. 

Na parte de comunicação, foi desenvolvida uma campanha para conscientizar os colaboradores sobre a importância da adoção de atitudes seguras, segurança compartilhada, uso de EPIs, adoção de procedimentos preventivos e o fortalecimento de uma cultura da segurança. 

Junto à fonoaudióloga do Centro de Ensino Superior (CES,), Patrícia Chinelato, fizemos toda uma inspeção de EPIs de proteção auditiva na fábrica. Fomos pontuando qual EPI, qual protetor auditivo que estava em pleno funcionamento, bem colocado, deu um sinalzinho verde para aquele colaborador, certificado de bom uso, que ele tem cuidado com o EPI dele.

O Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho é lembrado no dia 28 de abril, por este motivo, o mês é chamado de Abril Verde, em uma campanha do Ministério Público do Trabalho (MPT), com o lema “Adoecimento também é acidente do trabalho – conhecer para prevenir”. 

Segundo o Instituo Nacional de Seguro Social (INSS), de 2012 a 2022, foram comunicados mais de 6 milhões de acidentes de trabalho, resultando em mais de 2 milhões de afastamentos e 25 mil mortes. No mesmo período, os gastos com auxílios-doença, aposentadorias por invalidez, pensões por morte e auxílios acidente de trabalho chegaram a R$ 136 bilhões. A cada três horas, morre um trabalhador de carteira assinada no Brasil, 

 A coordenadora nacional do Ministério Público do Trabalho (MPT) para Saúde dos Trabalhadores, Cirlene Zimmermann, explica que as doenças de trabalho mais comuns são as lesões ósseos musculares e lesão por esforço repetitivo, como tendinites e bursites. Cirlene lembra ainda dos transtornos mentais relacionados ao trabalho. Outros fatores, como assédios moral, sexual e eleitoral, além de jornadas diárias exaustivas, podem levar à doença mental.  

Entre os princípios da Paraibuna Embalagens, está o “Respeite a vida”, que é colocado em prática, diariamente, por meio de ações dos times da segurança do trabalho e da saúde e também da CIPA.  A Paraibuna também desenvolve o Programa Equilíbrio para apoiar o desenvolvimento emocional das lideranças e demais colaboradores da Paraibuna Embalagens, com série de bate-papos e atendimentos individualizados com psicólogo para os colaboradores da empresa nas unidades de Sapucaia (RJ) e Juiz de Fora (MG). 

Como prevenir acidentes: 

Identificação e avaliação de risco: Análise Preliminar de Risco (APR) 

Treinamento e capacitação: DesEnvolver 

Uso dos EPis: inegociável 

Manutenção preventiva:  Cronograma anual 

Promoção de ergonomia: Diariamente 

Controle de substâncias perigosas: Orientação 

Promoção da Saúde Mental: Programa Equilíbrio 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.