Paraibuna Embalagens promove palestra sobre o maio amarelo

Compartilhe

Empresa conscientiza colaboradores sobre a importância da segurança no trânsito 

O movimento Maio Amarelo que objetiva chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, coloca em pauta o tema da segurança. Por isso, a Paraibuna Embalagens, que tem como valor o respeito à vida, promoveu nas duas unidades fabris palestras para conscientizar os colaboradores para redução de acidentes de trânsito. 

Em Juiz de Fora, a diretora da Autoescola Conquista, Viviane Eduarda, representante oficial do Maio Amarelo e membro certificada do Observatório Nacional de Segurança Viária, afirmou que, no Brasil, cerca de 32 pessoas morrem por dia em acidentes de trânsito.  Ela alertou que a atenção tem que ser redobrada quando a pessoa está ao volante. E refletiu sobre o uso da seta para indicar a direção que deseja seguir: se nas redes sociais as pessoas contam para todo mundo aonde vão, por que não fazem o mesmo no trânsito?  

Como estamos expostos o tempo inteiro, a atenção no trânsito é extremamente necessária. Essa iniciativa da Paraibuna Embalagens é muito legal, porque a maioria das empresas, infelizmente, não dão atenção a esse tema, focam simplesmente na empresa. É importante lembrar que o colaborador se expõe aos períodos do trânsito diariamente. Se ele não estiver seguro fora da empresa também, não consegue chegar bem para trabalhar

A estagiária de engenharia civil de Juiz de Fora, Larissa Santos, revela que não é fácil receber a notícia que um ente querido perdeu a vida em um acidente de trânsito. Por isso, considera muito importante debater sobre segurança. “Eu achei muito relevante essa palestra. Já perdi alguém vítima de atropelamento e sei o quanto isso dói. E é bom para alertar as pessoas a terem mais cuidado ao dirigir”. 

Já na unidade da Sapucaia, o técnico de Formação Profissional do Serviço Social do Transporte e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT), Roberto da Silva Amorim, falou sobre o tema. Foram abordadas informações sobre as principais causas de acidentes de trânsito, como o excesso de velocidade, o consumo de álcool e drogas, a distração, entre outros. 

Também foram apresentados dados estatísticos sobre a violência no trânsito e as consequências graves que os acidentes podem causar, impactando não somente a vítima e seus familiares, mas toda a sociedade. Com a utilização de óculos de realidade virtual, os colaboradores sentiram a experiência de um acidente de trânsito, através da imersão.

A palestra do Maio Amarelo foi especialmente importante para os motoristas e os jovens que estão aprendendo a dirigir e que precisam de orientação sobre comportamentos seguros no trânsito. Respeitar as leis de trânsito, não usar celular enquanto dirige, usar o cinto de segurança, respeitar as faixas de pedestres e ciclistas, entre outros, são comportamentos conscientes. A palestra do Maio Amarelo é uma forma importante de educação para tornar o trânsito mais seguro, ajudando a reduzir o número de acidentes e salvar vidas

Estagiária de segurança do trabalho em Sapucaia, Graciele Patrocínio, acredita no papel importante da Paraibuna Embalagens na promoção de ações de conscientização. “Foi um momento de muito aprendizado. De poder perceber o quanto somos desatentos e, por algumas vezes, imprudentes no trânsito, seja como pedestres, seja como ciclista ou como motorista. A experiência do acidente com os óculos de realidade virtual foi marcante”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.