Procedimentos, intruções de trabalho e registros são temas do “Mês do Requisito”

Compartilhe

Paraibuna Embalagens amplia estratégia para manter o padrão de qualidade de seus produtos 

Para manter a qualidade dos produtos é muito importante haver procedimentos padrão, instruções de trabalho e registros, de forma a garantir que todos os envolvidos na operação trabalhem obedecendo aos mesmo parâmetros de eficiência e qualidade. É fundamental também que toda essa documentação esteja disponível para consulta em caso de dúvidas, por exemplo.  

Por isso, a Paraibuna Embalagens destacou março como “Mês do Requisito”, para reforçar o entendimento sobre as normas da certificação da Organização Internacional de Normalização (ISO). O foco foi a informação documentada, que são os procedimentos, as instruções de trabalhos, os registros e as atribuições de cada um dentro do que a norma pede. 

Os procedimentos auxiliam os gestores a garantir uma padronização das atividades no setor sob a sua responsabilidade, equalizam o nível de conhecimento da equipe na execução das atividades, contribuem para ganhos como agilidade, produtividade e alto padrão de qualidade, além de proporcionar um ambiente de trabalho harmonioso.

O mês do requisito foi um projeto desenvolvido pelo time do Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ). Os temas abordados foram procedimentos, instruções de trabalho, registros e manuais que são de suma importância para o desenvolvimento da empresa e para que as tarefas sejam executadas de forma correta.

O operador de cabeçote, da unidade de Juiz de Fora, Josias Machado participou das ações do Mês do Requisito e destaca que as atividades foram essenciais para ajudar no desempenho de sua função.

Foi legal, porque compartilhamos conhecimentos e várias dúvidas foram esclarecidas. Participar foi importante para o meu crescimento pessoal e profissional. Sempre que a Paraibuna Embalagens oferecer treinamentos e cursos, vou me inscrever.

A analista de SGQ, da unidade de Sapucaia, Vanessa Pícoli, também esteve presente nas atividades e garante que a iniciativa foi importante para orientar os colaboradores sobre os requisitos da ISO 9001 e reforçar a importância das certificações. Assim, quando estiverem diante de uma auditoria do órgão certificador se sentirão preparados para os questionamentos do auditor.

O que eu mais gostei foi a forma como abordamos os temas, através de uma dinâmica de perguntas e respostas com direito a brinde para quem acertasse. O ganho para o colaborador é ter um padrão a ser seguido no seu processo, a fim de otimizar seu tempo e aumentar sua produtividade. Para a empresa é diminuir desperdícios e equalizar o conhecimento entre os colaboradores com intuito de manter a qualidade de seu processo e, consequentemente, dos produtos. Com isso, mantemos nossas certificações com a possibilidade de aumentarmos nossa carteira de clientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Soluções em proteção.