Consciência Ambiental: O Caminho para um Mundo Sustentável

Compartilhe

Consciência Ambiental: O Caminho para um Mundo Sustentável

Consciência Ambiental: A Chave para a Transformação 

A campanha do Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano de 2024 se concentra na restauração da terra, na desertificação e na resiliência à seca sob o slogan “Nossa terra. Nosso futuro. Nós somos a #GeraçãoRestauração”. O Reino da Arábia Saudita sediará as comemorações globais do Dia Mundial do Meio Ambiente de 2024, segundo informações do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Unep).  

 

Você sabe o que é meio ambiente ?

Meio ambiente é o conjunto de elementos, processos e dinâmicas biológicos, físicos e químicos que criam condições e mantêm a vida no planeta Terra, compreendendo também os seres humanos e as dinâmicas sociais, culturais e econômicas. O meio ambiente é composto pela biosfera, hidrosfera, atmosfera e litosfera. É dele que retiramos os elementos essenciais para a nossa sobrevivência, como água, ar, alimentos e matérias-primas, um dos motivos pelos quais a sua conservação se faz tão importante, segundo a definição do site Brasil Escola. 

Tanto as ações quanto a liderança são vitais quando enfrentamos uma preocupante intensificação da crise que está colocando os ecossistemas do mundo sob ameaça. Bilhões de hectares de terra estão degradados, afetando quase metade da população mundial e ameaçando metade do PIB global. As comunidades rurais, os pequenos agricultores e os extremamente pobres são os mais afetados. 

Mas a restauração da terra pode reverter a maré rasteira de degradação da terra, seca e desertificação. Cada dólar investido em restauração pode trazer até US$ 30 em serviços ecossistêmicos. A restauração aumenta os meios de subsistência, reduz a pobreza e aumenta a resiliência a condições climáticas extremas. A restauração aumenta o armazenamento de carbono e retarda as mudanças climáticas. Restaurar apenas 15% da terra e interromper novas conversas poderia evitar até 60% das extinções de espécies ameaçadas. 

Mas temos também de acabar com os motores da degradação dos solos, da seca e da desertificação, como as mudanças climáticas. No ano passado, recordes de temperatura foram quebrados. Grande parte do mundo sentiu os impactos, não apenas no calor, mas em tempestades, inundações e secas. Restaurar a terra sem combater as mudanças climáticas seria como dar com uma mão e retirar com a outra, então as nações do G20 devem mostrar liderança em toda a agenda climática – como o Reino fez e continua a fazer na restauração da terra.  

Há esperança real. Os países prometeram restaurar um bilhão de hectares, uma área maior do que a China. Se eles entregarem, isso será enorme. Em dezembro, a Arábia Saudita sediará a conferência das partes da Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação. O Reino da Arábia Saudita pode criar impulso e ação em direção a essas metas de restauração, desacelerar as mudanças climáticas, proteger a natureza e aumentar os meios de subsistência e a segurança alimentar de bilhões de pessoas ao redor do mundo. 

John Elkington, considerado o “pai da sustentabilidade”, é o criador do tripé sobre os quais se apoiam hoje os investimentos sustentáveis, os pilares de Economia, Social e Sustentabilidades, muito próximo dos valores ESG (Sustentabilidade, Social e Governança, em inglês). Elkington esteve no Brasil. em março, para participar do South Summit Brazil, evento de inovação e empreendedorismo que reuniu 23,5 mil pessoas em Porto Alegre. “É possível que a gente possa solucionar o problema das mudanças climáticas. Mas veja que todas as civilizações que estiveram antes de nós colapsaram. É bem possível que estejamos indo na mesma direção, como na ficção científica, e ter cada vez mais resultados desastrosos. Indivíduos podem fazer várias coisas para sinalizar que estão irritados, e, vemos, com bastante frequência, jovens saindo às ruas, protestando contra as mudanças climáticas. E eu acho que é bastante frustrante, porque eles não estão vendo ainda as ações necessárias para enfrentar a questão. Mas eu os encorajo a continuarem, porque nós temos que seguir experimentando e inovando”, disse sobre o tema do aquecimento global durante a passagem recente pelo Brasil ao site da Ank Reputation,  agência de gestão de crise. 

"O impacto das atividades humanas no meio ambiente tem gerado as mudanças climáticas, o acúmulo de gases de efeito estufa, a perda da biodiversidade e outros danos irreversíveis ao planeta. O impacto da ação humana é tão grave que os cientistas denominaram que estamos vivendo a era do Antropoceno, uma nova era em que nós, seres humanos, estamos mudando a Terra e seus processos em uma escala muito maior do que todas as outras forças naturais combinadas. Para mudar esta realidade, é urgente uma profunda revisão em nossos valores, na forma como produzimos e consumimos, e em especial, cultivarmos o pensamento de longo prazo, elevando a consciência de nossa interdependência com o mundo vivo e fazendo com que nos importemos com o futuro da humanidade e do planeta"
Francine Póvoa, consultora em ESG, Conselheira do Capitalismo Consciente Brasil e Professora convidada da Fundação Dom Cabral.
Francine Póvoa, consultora em ESG, Conselheira do Capitalismo Consciente Brasil e Professora convidada da Fundação Dom Cabral.
Designer

Reciclagem, Economia Circular e Sustentabilidade em Sintonia com o Futuro

toneladas de aparas selecionadas, são recicladas anualmente
0 Mil

A Paraibuna Embalagens: Uma Empresa Comprometida com o Meio Ambiente e o Desenvolvimento Sustentável

A Paraibuna Embalagens se destaca como referência em reciclagem, economia circular e sustentabilidade, transformando mais de 200 mil toneladas de aparas de papel em novos produtos de alta qualidade, como papéis para embalagens, chapas e caixas de papelão ondulado. 100% reciclados e recicláveis, esses produtos atendem às demandas do mercado interno e externo, com alto padrão de qualidade.

  • Ciclo da Reciclagem Inserido na Economia Circular: A Paraibuna vai além da reciclagem tradicional, adotando os princípios da economia circular, onde os recursos são utilizados de forma eficiente e contínua, minimizando o descarte e maximizando o valor dos materiais. Na prática, isso se traduz em diversas ações:
  • Recirculação da água: A empresa recicla 140 metros cúbicos de água por hora, reduzindo o consumo e o impacto ambiental.
  • Biomassa: A biomassa, uma fonte de energia renovável, substitui combustíveis fósseis no processo produtivo, diminuindo as emissões de gases do efeito estufa.
  • Tratamento de água: Toda a água utilizada na produção é tratada antes de retornar ao meio ambiente, garantindo a qualidade dos recursos hídricos.
  • Cogeração: A Paraibuna gera 2MW de energia limpa por mês através da cogeração, reduzindo a dependência de fontes fósseis e otimizando a utilização de recursos.
  • Adota os princípios do ESG (que traduzido para o português significa: Ambiental, social e governaça), dentre outras boas práticas.
  • Projeto EmbalandO Bem: Impactando Comunidades: O projeto social EmbalandO Bem desenvolve ações para promover o desenvolvimento das comunidades no entorno da empresa, através de iniciativas como educação ambiental, oficinas de reciclagem, dentre outras frentes.
Paraibuna Embalagens: Uma Empresa que Faz a Diferença

Com sua atuação exemplar em reciclagem, economia circular, sustentabilidade e responsabilidade social, a Paraibuna Embalagens se consolida como uma empresa que faz a diferença, contribuindo para um futuro mais verde e próspero para todos.

10 dicas importantes para preservar o meio ambiente segundo o site Mundo Educação 

 1 Preserve as árvores. Não realize podas ilegais e nunca desmate uma área. É importante também não colocar fogo em propriedades, pois isso pode atingir matas preservadas. 

 2 Cuide bem dos cursos de água. Nunca coloque lixo em rios, lagos e outros ambientes aquáticos e, principalmente, preserve a mata em volta desses locais. Essa mata protege contra erosão e assoreamento. 

  3 Não pesque em épocas de reprodução e obedeça às regras que indicam a quantidade de pescado permitida. Também é importante não realizar a caça ilegal. 

 4 Nunca compre animais silvestres sem registro. Ao comprar animais ilegais, você está construindo para o tráfico de animais, um problema mundial que afeta a biodiversidade de uma região, podendo até mesmo levar espécies à extinção. 

 5 Cuide bem do seu lixo. Nunca jogue lixo no chão, importando-se sempre com o destino adequado dele. Separar o lixo reciclável é importante para diminuir a quantidade de lixo nas grandes cidades. 

 6 Reutilize, reaproveite e recicle tudo que for possível. Caixas e plásticos, por exemplo, podem ser utilizados para acondicionar alguns objetos. Roupas que você não utiliza mais podem ser doadas. Alguns produtos podem virar itens de decoração. O importante é sempre ter em mente que quanto mais diminuímos a nossa produção de lixo, mais preservamos o meio ambiente. 

 7 Reduza o consumo de água. Para isso, basta criar maneiras de aproveitar melhor água, como reutilizar a água da máquina de lavar, armazenar a água da chuva, não lavar calçadas com água e diminuir o tempo de banho. 

 8 Reduza o consumo de energia elétrica. Evite o consumo exagerado, lembrando-se sempre de deixar aparelhos desligados quando não estiverem sendo usados e apagar as luzes que estão iluminando ambientes desnecessários. 

 9 Evite andar apenas de carro. Os carros poluem o meio ambiente, por isso, sempre que possível, opte por deixar o carro em casa. Você sempre pode optar por utilizar o transporte público de sua região, criar sistemas de caronas, andar de bicicleta ou ainda ir a pé, dependendo da distância a ser percorrida. 

 10 Compre apenas o necessário. A dica aqui é sempre se perguntar antes de uma compra: Eu realmente preciso? A produção exagerada de produtos ocasiona a exploração de nossos recursos de maneira descontrolada. Assim sendo, só consuma o necessário e só adquira produtos realmente importantes. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.