Paraibuna leva diversão ao Parque da Lajinha na celebração do Dia Mundial da Água

Compartilhe

Paraibuna leva diversão ao Parque da Lajinha na celebração do Dia Mundial da Água

Sustentabilidade em Festa: Um domingo repleto de Alegria e educação ambiental.  

A Paraibuna Embalagens marcou presença na celebração ao Dia Mundial da Água, com a edição especial do “Domingo no Parque”, realizada no dia 24 de março. O evento encerrou a programação da Semana da Água e contou com atividades diversas para crianças e adultos, distribuição de brindes e mudas, plantio de árvores, ações de educação ambiental, Feira das Mulheres Empreendedoras e anúncios, como o reconhecimento de Juiz de Fora como “Cidade Árvore”, concedido pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO-ONU). 

Conferido pelo programa Tree Cities of the World, da ONU, o título internacional apresenta a cidade como sustentável e a coloca no seleto ranking de 33 municípios brasileiros que já receberam a distinção. Em Minas Gerais, apenas Belo Horizonte fazia parte do grupo. Apesar do dia chuvoso, centenas de pessoas participaram da celebração ao Dia Mundial da Água. Entre elas, a estudante Yzabelle B. Gomes, que estava acompanhada pelos pais. A menina de 9 anos participou do plantio de mudas nativas no “Bosque do Futuro” e era uma alegria só. “A água é um bem muito precioso pra gente, porque sem ela a gente não viveria”, disse. 

Eu acho que esse reconhecimento de Juiz de Fora como uma cidade árvore,  Tree Cities of the World, aprofunda o nosso compromisso com a preservação da Mata Atlântica, com o plantio de mais de 9 mil mudas nativas e vamos continuar até o fim do mandato. Então, esse reconhecimento de uma agência internacional, a mais relevante de todas, em termos internacionais, que é a ONU, é muito importante. Juiz de Fora também tem investido no provimento de água potável.

“A participação das empresas privadas nas ações do Parque da Lajinha são muito importantes porque reforçam o compromisso delas com a educação ambiental, com as unidades de conservação e, principalmente, com o desenvolvimento sustentável”, disse a secretária Aline Junqueira, da Secretaria de Meio Ambiente  Desenvolvimento Sustentável (Sesmaur). 

Durante o evento, a Paraibuna Embalagens apresentou a população, como é feito o tratamento da água na empresa e realizou atividades recreativas com as crianças, distribuindo cartilha que conta um pouco de como a água é tratada na empresa, além de trazer diversos jogos interativos que vão garantir aprendizado, entretenimento e diversão, sempre chamando a atenção, para a questão da sustentabilidade e da redução dos impactos ambientais, alertando sobre o consumo consciente e a utilização de plástico de uso único com a restitegue: “#PlásticoNãoObrigado”, mensagem estampada nas sacolas de papel com a marca da empresa. Na Feira das Mulheres Empreendedoras, o público prestigiou o comércio de artesanatos e alimentos de produção própria locais Além disso, as pessoas interagiram com as primeiras obras entregues do edital “Arte no Parque”. 

Participar do evento em comemoração ao Dia Mundial da Água foi uma experiência incrível para nós da Paraibuna Embalagens. Tivemos a oportunidade de mostrar à comunidade como tratamos a água em nossa empresa, além de proporcionar momentos de diversão e aprendizado para todos. Esses eventos são essenciais para fortalecer nossa conexão com a comunidade e transmitir nosso compromisso com a sustentabilidade, garantindo um futuro melhor para todos.

Diversos órgão da Prefeitura de Juiz de Fora participou das atividades, assim como parceiros, a exemplo do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e da Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMG). Além da Paraibuna Embalagens outras empresas, como a ArcelorMittal, Hiperroll Embalagens e Embrapa também se envolveram na celebração pelo Dia Mundial da Água. A data criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) tem o objetivo de trazer à reflexão temas relevantes que envolvem a preservação do recurso natural que é fundamental à vida no planeta. 

 

Além de instituir a data em 22 de março, a ONU também divulgou, há 32 anos, a Declaração Universal dos Direitos da Água disposta em dez artigos. São eles:  

1- A água faz parte do patrimônio do planeta; 

2- A água é a seiva do nosso planeta; 

3- Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados; 

4- O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos; 

5- A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores; 

6- A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;  

7- A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada;  

8- A utilização da água implica respeito à lei; 

9- A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;  

10- O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.” 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.