Paraibuna Embalagens participa do dia nacional de luta da pessoa com deficiência

Compartilhe

Empresa emprega atualmente 41 colaboradores com deficiência, mas a meta é aumentar esse número, para criar mais oportunidades de inclusão 

Conscientizar sobre a importância de criar oportunidades para a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade. Este é o objetivo do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência que, em Juiz de Fora, será marcado por iniciativas organizadas pela Prefeitura de Juiz de Fora com o apoio de empresas, como a Paraibuna Embalagens. O evento será realizado no dia 21 de setembro, quinta-feira, na Praça da Estação, das 9h às 16h.  

Assessora de Política Para Pessoa com Deficiência da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) e usuária de cadeira de rodas há 30 anos, Rita de Cassia Petronilho Barbosa é uma das organizadoras do evento.  

Precisamos dessa data para refletir e chamar a sociedade a refletir junto com a gente na busca pelos nossos direitos de ir e vir com segurança, acessibilidade, empregabilidade e educação. A Prefeitura teve a iniciativa de fazer um evento coletivo, para que pudéssemos unir as instituições do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e a comissão da Câmara Municipal que trabalha também o direito da pessoa com deficiência

Ao longo da programação, a Paraibuna Embalagens promoverá oficinas de capacitação profissional para o público PCD que envolvem a preparação para uma entrevista de emprego e de como elaborar um bom currículo. 

Para gerente de Operações Administrativas da Paraibuna Embalagens, Rita Rievert, a participação da empresa no evento reflete sua missão de valorizar e respeitar as pessoas independentemente de seus aspectos físicos. Segundo ela, os colaboradores com deficiência não são vistos como o cumprimento de cotas de uma obrigação legal, mas como profissionais que contribuem para o crescimento da organização. 

“Atualmente, temos 41 colaboradores com deficiência, mas nossa meta é aumentar esse número. Eles têm plano de carreira e oportunidade de crescimento aqui dentro como todos os outros. É nosso dever lutar por uma sociedade menos discriminatória e mais inclusiva”, afirma a gerente. 

Confira a programação do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência nesta quinta-feira 

9h – Desenho e pintura com a Sociedade Eunice Weaver (Carlos Chagas)

9h30 – Apresentação – Livro Dedos Falantes com Jéssica Pereira (oficina de Libras)

10h – Jiu Jitsu adaptado com Flávio Salles e atletas

10h30 – Apresentação de trabalho sensorial (Goaball), exposição de medalhas, troféus e materiais do projeto. Distribuição de panfletos sobre os projetos do Paradesporto e apresentação musical junto com a Associação dos Cegos.

13h – Apresentação do livro “Berimbau Instrumento de inclusão social” e roda de capoeira e cantigas (Hospital Evandro Ribeiro, Associação Santa Catarina e Rogério Ribeiro)

14h: Grupo Musical da Associação dos Cegos “Nova Visão”

16h – Samba inclusivo com o “Movimento Mulheres na Praça”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.