Pesquisa sobre “Aplicação de ligninas em matriz polimérica para modificação das propriedades de barreira em revestimentos para papéis de embalagem” foi apresentada no evento da ABTCP realizado em São Paulo.
A Paraibuna Embalagens marcou presença no 57º Congresso Internacional de Celulose e Papel da ABTCP, realizado em São Paulo (SP), entre os dias 14 e 16 de outubro. Representantes da empresa acompanharam o painel de apresentações de pesquisas desenvolvidas em instituições acadêmicas e seções técnicas do setor de Celulose e Papel, por meio de diversos fornecedores do setor. Com unidades industriais em Juiz de Fora (MG) e Sapucaia (RJ), a Paraibuna apoia o trabalho da Universidade Federal de Viçosa (UFV) intitulado "Aplicação de ligninas em matriz polimérica para modificação das propriedades de barreira em revestimentos para papéis de embalagem
de autoria da professora doutora Deusanilde Silva e da estudante Talia Braga, que foi apresentado na seção de biorrefinaria do congresso.
Desenvolvido com a colaboração da empresa, o trabalho que se encontra em andamento foi bastante elogiado pela plateia. A expectativa dos autores é contribuir ainda mais com o setor no futuro próximo, a partir do avanço da pesquisa que utiliza os laboratórios da fábrica sediada em Juiz de Fora para os testes.
A participação no Congresso Internacional de Celulose e Papel reforça o comprometimento da Paraibuna Embalagens com a inovação, a sustentabilidade e a integração entre a indústria e o meio acadêmico, fortalecendo a busca contínua por soluções técnicas que aprimorem o desempenho e a eficiência dos papéis e embalagens produzidos pela empresa
explica o coordenador de Qualidade, André Luis Domingues Possas.
Além dele, a Paraibuna Embalagens também esteve representada no evento pela engenheira química, Bárbara Prates. Ambos prestigiaram a apresentação da pesquisa desenvolvida em parceria com a UFV, assim como dos debates técnicos realizados durante todo o evento.