Na última sexta-feira, 18 de julho, a unidade de Sapucaia (RJ) da Paraibuna Embalagens foi palco de mais uma celebração emocionante: a formatura de cinco jovens aprendizes do curso técnico em Mecânica, oferecido pelo Programa Jovem Aprendiz da empresa. A cerimônia foi marcada pela entrega simbólica dos diplomas e pela presença especial do presidente da Paraibuna Embalagens, Heitor Villela, que reforçou o compromisso da companhia com a formação e o desenvolvimento de novos talentos.
O evento celebrou mais do que uma conquista acadêmica, foi o fechamento de um ciclo repleto de aprendizados, crescimento pessoal e profissional. Ao longo do curso, ministrado em parceria com o SENAI, os jovens vivenciaram na prática os desafios e as oportunidades do ambiente industrial, desenvolvendo competências técnicas e comportamentais fundamentais para o mercado de trabalho.
Durante a cerimônia, os formandos foram homenageados por seus mentores, instrutores e familiares. A atmosfera foi de orgulho e emoção, tanto pelo encerramento dessa etapa quanto pela certeza de que cada um sai mais preparado para novos desafios.
Essa foi uma turma que se destacou. Durante o projeto integrador, nós percebemos o quanto eles estavam dispostos a fazer algo excelente. Isso traz um impacto para a vida deles, pois a intensidade que colocamos na nossa entrega diz muito sobre o que queremos. Eles vão ficar para a história porque não foram apenas bons, foram excelentes.
Destaca Ketlyn Leal, pedagoga de aprendizagem do SENAI.
Os cinco formandos, Miguel de Souza Silva, Pablo Valadares Dias, Sauan Richard Galgani, Tayssa Souza de Araujo e Wendel Antônio Freitas Francisco, vivenciaram um período intenso de capacitação técnica em mecânica, além de atividades práticas realizadas no dia a dia da unidade fabril, sempre acompanhados de profissionais experientes e comprometidos com o ensino.
Participar do programa de aprendizagem foi uma experiência única que vou levar para o resto da vida. A Paraibuna abriu as portas para mim e representa algo que me transformou como um todo, tanto profissionalmente quanto pessoalmente. Hoje, se eu sou o que sou, foi graças a Paraibuna e as pessoas que fizeram parte dessa trajetória.
Compartilhou Thayssa.
A iniciativa do Programa Jovem Aprendiz, regulamentada pelo Governo Federal, é obrigatória para empresas de médio e grande porte. Mas na Paraibuna, ela vai além da exigência legal: é um investimento direto no futuro de jovens talentos e no fortalecimento da comunidade local. Acreditamos no poder da educação e temos certeza que o futuro se constrói com oportunidades e a aprendizagem é uma das mais poderosas delas.
Ao oferecer formação profissional para esses jovens, estamos abrindo portas, despertando talentos e impulsionando trajetórias que podem transformar realidades. Quando oferecemos conhecimento, também semeamos autonomia, propósito e novas possibilidades. Ver esses jovens evoluindo, se desenvolvendo e se preparando para os desafios do mercado é uma das maiores recompensas desse investimento.
Conclui Erica Melo, coordenadora do programa.
A Paraibuna Embalagens reforça, com mais essa formatura, sua missão de ser uma empresa que acredita no poder da educação e da inclusão para gerar impactos positivos e duradouros para os jovens, suas famílias e toda a sociedade.