Sipat em Sapucaia tem aprendizados sobre segurança por meio da diversão

30/07/22

Sipat em Sapucaia tem aprendizados sobre segurança por meio da diversão

Semana de atividades teve circuitos de conversas, jogos e show de talentos com o tema “respeito à vida”

Os colaboradores da Paraibuna Embalagens da unidade de Sapucaia tiveram uma semana de aprendizado sobre segurança do trabalho e bem-estar. A Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho (Sipat) mobilizou os trabalhadores de todos os setores da planta sapucaiense com bate-papos, jogos e com um show de talentos, sempre valorizando o respeito à vida entre os profissionais.

A programação durou quatro dias e utilizou diferentes ferramentas para conscientizar os colaboradores sobre os riscos associados à atuação. Um dos temas trabalhados foram os acidentes com as mãos, um dos principais potenciais causadores de acidentes na fábrica. A Sipat ainda teve uma roda de conversa sobre saúde mental e levou para os colaboradores um diálogo sobre violência doméstica, com participação de advogados, psicólogos e assistentes sociais.

“Acredito que acontecimentos da nossa vida pessoal acabam interferindo também na nossa rotina de trabalho. Trazer informações sobre diferentes temas é importante para que as pessoas tenham mais consciência. Avaliamos que os temas eram relevantes e diferentes dos que já foram trabalhados anteriormente”, afirma a integrante da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) Vanessa Picoli.

A técnica de segurança do trabalho da unidade de Sapucaia Yasmin Gregório lembra que o principal objetivo da Sipat é disseminar informações para os colaboradores. “Nós trazemos temas diversos que fazem parte do cotidiano dos colaboradores e entendemos que é importante realizar essa abordagem para que possam aplicar não só no dia a dia de trabalho, mas nas suas casas. A Sipat acontece com o intuito de levar informação e conscientizar os colaboradores”, define.

O diretor da unidade de Sapucaia, Atala Trepichio, comemorou o interesse com que os colaboradores participaram das atividades da Sipat. Como lembra o diretor, a iniciativa enfoca a segurança como um dos valores inegociáveis da Paraibuna. “Na Sipat, é procurado passar para todos os colaboradores a importância que a empresa confere ao respeito à vida. Essa semana foi inovadora, com um show de talentos festivo e instrutivo. A Cipa conseguiu passar a mensagem e todos gostaram”.

Ensinando com diversão

Uma das estratégias utilizadas para passar ensinamentos sobre segurança para os colaboradores foram os jogos realizados nos intervalos do expediente. Neles, os profissionais responderam perguntas relacionadas à segurança do trabalho e, aqueles que mostrassem conhecimento, eram premiados com brindes. Foi o caso do operador de impressoras Luís Tavares, que se divertiu e colecionou aprendizados. “Os jogos agregaram muito conteúdo. Para muitos, seria só um jogo. Mas, para mim, foi um aprendizado que levarei para a vida inteira”.

A inspetora de qualidade Adriano Procópio também fez questão de participar das brincadeiras. Além de responder às perguntas, ela se envolveu com os jogos e se esforçou para não entregar as respostas para os colegas. “Eu ficava nervosa quando o pessoal errava, porque eu não podia falar quais eram as respostas. Mas foi ótimo, um aprendizado grande. A Sipat foi maravilhosa”, elogia.

Colaboradores mostram talentos

O encerramento da Sipat uniu aprendizados, diversão e conhecimento através de um show de talentos. Nele, seis colaboradores mostraram diferentes habilidades se apresentando aos colegas com música, poesia e teatro. Em qualquer que fosse a arte escolhida, o objetivo final de cada apresentação era o mesmo: exaltar o respeito à vida.

Charles Vieira, Paula Campos e Mateus de Paula participaram com o canto, sendo que os dois primeiros candidatos apresentaram composições próprias. A dupla Reni e Karen fizeram uma apresentação teatral, enquanto Gilberto Jr. e Ivonete Silvério fizeram sucesso com poesias compostas por eles com a temática da segurança.

Ao final, a vencedora foi Ivonete, que se apresentou após superar a timidez. “Eu fiz a letra em casa, mas achei que seria um evento apenas com a minha turma. Quando cheguei lá e vi a quantidade de gente, pensei em sair de fininho”, relata a colaboradora do setor da impressora, que venceu o medo do público e se surpreendeu com o resultado. “Eu gostei da atividade não apenas por ter vencido, mas porque me despertou para a poesia e para a criatividade”.

Poema da autoria da Ivonete Silvério | Proteja a vida:

A sipat está em ação,
Veio chamar nossa atenção
Que a vida precisa de proteção
A segurança está em nossa mão.
Aja sempre com responsabilidades
Antes de qualquer atividade, para que tenha uma boa produtividade.
Com um DDS de qualidade teremos capacidade, de eliminar os riscos com habilidade.
Precisamos nos prevenir e temos que agir fazendo o uso corretor dos EPI. seja coletivo ou individual e um equipamento sem igual.
A vida também agradece quando praticamos os 5S.
Para não receber uma advertência.
Siga as regras com consciência.
Andando sem em obediência.
Nós precisamos entender é importante também saber que segurança no trabalho depende de mim e você.
A Sipat fez a diferença trouxe uma semana de experiência
Com assunto violência doméstica e saúde mental, um evento sensacional.
Tenho certeza de que todos foram atentos apreciaram cada momento.
No final de tudo um show de talentos.

Música de autoria da Paula Campos:
São 5 da manhã e o galo canta, já vou levantar. Pego o abafador, óculos, botina, bora trabalhar.

Chego pro DDS, assunto "Segurança em primeiro lugar" e bora pra cima, o negócio é a vida valorizar.

Respeite a vida, amigo. O que faz diferença no mundo são as decisões que tomamos com a consciência de que a vida só é traduzida nas nossas ações.

Não é sobre ter autoconfiança na operação, mas é proceder de forma segura na operação.

Funcionário exemplar não se arrisca, usa EPI para trabalhar. Pra não se acidentar é em primeiro lugar a vida respeitar.

A gente precisa um do outro, qual seria a graça do mundo se não fosse assim? Então farei valer a pena que a atitude que todos esperam comece por mim.

Laiá, laiá, laiá, laiá, laiá
Laiá, laiá, laiá, laiá, laiá

Respeite a vida, amigo. O que faz diferença no mundo são as decisões que tomamos com a consciência de que a vida só é traduzida nas nossas ações.

Música de autoria do Charles Vieira | Vencemos, vamos juntos:

Estamos nessa semana, aprendendo com a SIPAT, como prevenirmos do acidente do trabalho, usando EPi’s corretamente e com cuidado, zelando para o nosso próprio bem.

Respeite a vida meu irmão, valoriza as pessoas, empreenda com segurança, responsabilidade também, seja parte desse time, vem para somar, juntos como equipe vamos vencer.

Vencermos vamos juntos, batendo todas nossas metas, para 2023 ganharmos nosso décimo quarto.

Vencer vamos juntos, juntos vamos vencer (bis)

Seja parte desse time, vem para somar, juntos como equipe vamos vencer.

Vencermos vamos junto batendo todas metas sim, para 2023 ganharmos nosso 14*.

Vencer vamos juntos, juntos vamos vencer (3 vezes)
Poema de autoria do Gilberto Junior |Respeite a Vida!

Um Tema muito atual, mensagem firme e impactante
Que não pode ser apenas lembrada hoje, mas todos os dias e a todo instante.
Toda esta estrutura montada, para com Carinho te Orientar,
A seguir sua trajetória de vida, sem no caminho você tropeçar.
Mas se tropeçar mesmo assim, certeza que vai estar preparado,
Pois a missão desta Equipe, e deixar você bem equipado.
Não me refiro a somente EPIs, mas de conhecimento e Saber,
Eles se prepararam muito, para de segurança você entender.
Mas do que adianta entender, se eu e você não praticar,
Aqui na empresa é prioridade, segurança sempre em primeiro Lugar.
Vamos espalhar esta ideia , uns aos outros e a todo mundo,
Precisamos estar sempre atentos, para ter acidente é fração de segundo.
O pensamento é este, cuidar de mim e do meu companheiro, e sempre pensando assim, não serei o último nem o primeiro, apenas o elo de uma corrente, que nunca pode se quebrar,
Levando a filosofia da Segurança, muitas vidas podemos salvar.
Com o lema de Respeite a Vida, quem tem coragem de desrespeitar? Aquele que um dia desrespeitou, não está mais aqui pra contar.
Muitos comentam e dizem: Viva a Vida Intensamente. Mas como terei um Futuro, se eu não cuidar do meu Presente?
Respeitar a Vida é necessário, fazendo isso podemos crescer.
Já descobriram a essência da Vida?
A Essência da vida é VIVER!
Respeite a Vida😊

Notícias Relacionadas