Atividade aborda saúde ocular com colaboradores da Paraibuna Embalagens

13/07/22

Atividade aborda saúde ocular com colaboradores da Paraibuna Embalagens

Equipes das duas unidades fabris conversaram com especialistas em segurança do trabalho e com representante da ID Safety

O cuidado com os olhos foi destaque em atividade da Paraibuna Embalagens com colaboradores de Juiz de Fora e Sapucaia, realizada na última semana. A iniciativa contou com conversa entre as equipes que atuam nas duas fábricas e o time de segurança do trabalho. Além disso, a ID Safety, empresa parceira da Paraibuna que é especializada em equipamento de segurança visual, participou do diálogo com apresentação de um representante a respeito da saúde ocular.

A atividade buscou destacar a importância de utilizar o equipamento de proteção e ter cuidados com os olhos, da mesma maneira que os colaboradores protegem outras partes do corpo. A atuação nas fábricas envolve riscos à saúde ocular dos profissionais, de modo que seguir as regras de segurança é essencial para evitar problemas na visão. “Procurei mostrar para os colaboradores da Paraibuna a importância do cuidado com os olhos e os riscos a que eles estão sujeitos. Eles se mostraram muito interessados e fizeram várias perguntas sobre os tipos de óculos e alguns cuidados que deveriam ter”, explica o representante da ID Safety na ação, o consultor técnico Alfredo Oliveira.

A apresentação do consultor abordou as doenças que podem acometer os olhos de todas as pessoas, além de deficiências visuais que podem ser corrigidas com a utilização dos óculos. Também foram abordados os sinais de alerta para possíveis problemas na saúde ocular e a importância de manter em dia o acompanhamento com o oftalmologista. “Outra questão que tocamos foram os perigos dos óculos falsificados. Nós abordamos temas que vão auxiliar os colaboradores dentro e fora da empresa”, conta Oliveira.

Ligando o alerta

A técnica em segurança do trabalho da sede de Juiz de Fora, Márcia Leite, afirma que a ideia de levar o assunto até os colaboradores foi para redobrar a atenção com os cuidados com os olhos nas fábricas. “O uso do óculos, em algumas atividades da Paraibuna, é primordial. Eles podem evitar acidentes graves, que poderiam causar até a perda da visão de algum colaborador”, alerta. “O colaborador já está acostumado a usar algumas proteções como a luva e a botina. Mas, quanto aos óculos, nem sempre é assimilada a importância. Além da segurança, há a questão da saúde”.

Já Yasmin Oliveira, técnica de segurança do trabalho em Sapucaia, lembra que os processos que ocorrem nas unidades fabris são complexos e inspiram atenção. “Temos partículas volantes e bastante incidência de poeira. Entendemos que o cuidado com os olhos, muitas vezes, passa despercebido, mas precisamos tratar dele com os colaboradores”, diz ela, lembrando que todos os turnos participaram do diálogo. “Eles tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre como conseguir os óculos de segurança, de quanto em quanto tempo precisam consultar um oftalmologista, os cuidados que precisam ter com a higiene do óculos e dicas de manter a saúde dos olhos.”, enumera.

O bate-papo foi aprovado pelo colaborador do setor da manutenção em Juiz de Fora, Josué Marques. Para ele, a atividade é uma mostra de que a Paraibuna Embalagens procura garantir o bem-estar e a saúde dos integrantes do time. “A empresa mostrou que está preocupada com os colaboradores e foi uma ação que gerou um aprendizado para levarmos para o dia a dia dentro e fora da empresa”.

Operador de empilhadeira em Sapucaia, o colaborador Damião Mauri Silva aponta uma evolução crescente em meio à equipe em questões que envolvem a segurança do trabalho. “A cada treinamento, a segurança fica mais reforçada na empresa. As pessoas estão aprofundando cada vez mais no assunto e nos deixando mais preparados”, garante. “Nosso trabalho tem muitos riscos envolvidos, mas a Paraibuna dá muita atenção à segurança e esses treinamentos são muito importantes”, afirma.

Notícias Relacionadas