DDS do setor da manutenção reforça importância da segurança do trabalho em JF

08/07/22

DDS do setor da manutenção reforça importância da segurança do trabalho em JF

Diálogo promove troca de experiências entre os colaboradores e fomenta o trabalho em equipe

O time da manutenção da unidade de Juiz de Fora da Paraibuna Embalagens já sabe: todos os dias, logo no início dos trabalhos, a equipe se reúne para o Diálogo Diário de Segurança (DDS). O procedimento, que já era realizado na empresa, passou a ter maior destaque no cotidiano do setor para garantir a união da equipe e a troca de experiência entre os colaboradores. A ideia é fomentar a atuação segura de cada profissional, além do sentimento de pertencimento entre os integrantes do time.

O DDS acontece de maneira descontraída, segundo o supervisor do setor em Juiz de Fora, Marcus Helênio. O intuito é que a conversa tenha fluidez e participação dos membros do time. “Nossa meta é evitar acidentes com os colaboradores. É uma maneira de nós nos comunicarmos com o time e falarmos sobre a importância da prevenção aos riscos”, conta.

A cada dia, a equipe trata de um tema diferente relacionado aos riscos envolvidos na atuação do setor. O diálogo deixa o time em alerta para os possíveis cenários que o time vai se deparar, unindo os integrantes mais experientes do time aos recém-chegados. “Colocamos os colaboradores para contar situações de trabalho que eles já vivenciaram. A ideia é compartilhar as experiências, principalmente, para os integrantes mais novos. Essa conversa melhorou muito os nossos resultados quanto à segurança”, garante o supervisor. “Sendo um diálogo participativo, chama a atenção do time. A explanação não fica metódica e o resultado é mais visível”.

“É um momento de integração”

O DDS da manutenção vai além de um momento de exposição dos métodos de segurança, mas atinge a equipe de maneira a promover a união. Quem afirma isso é a estagiária do setor, Ana Júlia Gusmão. “É um momento de integração, de compartilhar experiências e de fazer as pessoas se sentirem parte do time”, avalia ela, que também destaca a importância estratégica do diálogo. “A conversa nos auxilia a parar e pensar sobre as atividades a serem realizadas. Dessa forma, não agimos com pressa e na correria do dia a dia. São poucos minutos, mas que são preciosos para nos atentarmos ao nosso bem maior e daqueles que amamos: a nossa saúde e segurança”.

O técnico mecânico Alex Campos lembra que o trabalho realizado diariamente no setor da manutenção tem os benefícios voltados para os próprios colaboradores. “O DDS representa uma forma de unir nossa equipe da manutenção, contribuindo para um clima amigável na organização, um aumento do engajamento e da produtividade, além, é claro, de uma redução das ameaças de danos à saúde. Fazer com que os colaboradores se mantenham unidos em prol da segurança, o que traz benefícios a eles próprios e à empresa”.

Notícias Relacionadas