Programa DesEnvolver leva capacitação ao setor da manutenção

05/07/22

Programa DesEnvolver leva capacitação ao setor da manutenção

Unidades de Juiz de Fora e de Sapucaia tiveram mês dedicado a atividades que mobilizaram a equipe da manutenção

Os colaboradores da Paraibuna Embalagens do setor da manutenção tiveram atividades de capacitação e reciclagem promovidas pelo Programa DesEnvolver entre os meses de maio e junho. A iniciativa chegou até as equipes das duas unidades da empresa, em Juiz de Fora e em Sapucaia, estimulando a reflexão do time sobre a atuação do setor e a troca de informações entre os profissionais que compõem a manutenção.

Para mobilizar toda a equipe, foram realizadas atividades em diferentes dias e horários, além de temas variados. Em Juiz de Fora, os encontros trabalharam assuntos como percepção de atos inseguros, instruções de trabalho e orientações sobre o sistema hidráulico. Já em Sapucaia, os colaboradores participaram de reciclagem sobre instruções de trabalho e procedimentos do setor, bloqueio de equipamento e orientações sobre pneumática e hidráulica.

“O trabalho foi muito bem feito e bem divulgado. As pessoas passaram a ter uma visão melhor do que é a manutenção. Foi importante para que todos os colaboradores interagissem”, analisa o coordenador do setor da manutenção em Sapucaia, Francisco Roquete. “As pessoas perguntaram muito sobre a máquina e sobre a área produtiva. Foi muito positivo”, complementa.

O coordenador do setor em Juiz de Fora, Leonardo Neves, classificou o mês como “de muito aprendizado”. Para ele, a equipe da manutenção precisa essencialmente de trabalhar em equipe, condição que foi reforçada ao longo das atividades. “A maior parte dos trabalhos são feitos em conjunto. Pensando nisso, esse desenvolvimento conseguiu unir o time e quebrar paradigmas”, comemora o coordenador. “É importante agradecer as equipes que organizaram os treinamentos e também o próprio setor da manutenção, que aderiu ao projeto”.

Conversando e relembrando

O colaborador Ítalo Arantes, analista de manutenção em Juiz de Fora, participou das atividades do Programa DesEnvolver e também esteve em bate-papo com os técnicos e supervisores do setor. Conforme ele diz, a ideia foi trocar experiências com os profissionais que atuam no dia a dia da fábrica. “Acredito que a principal razão do mês da manutenção é a aproximação entre os colaboradores. Nós, da parte da gestão de manutenção, precisamos estar próximos dos outros integrantes do setor. Saber o que eles pensam e avaliar as sugestões. Há muitos que são experientes na fábrica, então essa troca com o time de gestão e o de execução é muito importante”.

O programador de manutenção Patrick Tavares destaca a capacitação sobre o software Mantec, nova plataforma de controle do setor em Sapucaia. Segundo ele, os colaboradores conseguiram compreender melhor a novidade, que vai auxiliar no cotidiano de trabalho. “Eles entenderam a importância da implantação do novo sistema e o retorno que haverá tanto de controle quanto de recursos, já que através dele nós conseguimos programar todos os recursos que precisaremos para executar a manutenção”, avalia.

Integrante do setor em Sapucaia, Vinicius Luiz considera que o Programa DesEnvolver oferece uma oportunidade de auto-reflexão e crescimento conjunto. “Eu considero que ter um mês para manutenção, de treinamentos e capacitação, possibilita que toda a equipe avalie as melhorias que podem ser feitas e a segurança no trabalho, além de promover o crescimento profissional”, diz.

Notícias Relacionadas