Paraibuna Embalagens leva lazer e educação ambiental ao Parque da Lajinha

30/06/22

Paraibuna Embalagens leva lazer e educação ambiental ao Parque da Lajinha

Atividades do Junho Verde foram encerradas com conscientização e caminhada ecológica com a população juiz-forana

A manhã do último sábado (25) foi de conscientização sobre o meio ambiente no Parque da Lajinha. Para marcar os últimos dias de Junho Verde, a Paraibuna Embalagens realizou uma série de atividades com os colaboradores e a comunidade juiz-forana. Para promover a educação ambiental, a ação contou com participação da associação Coleta Seletiva JF, em bate-papo sobre reciclagem, e com o Sabin Sinai, que ofereceu apoio em caminhada ecológica pelo parque.

No encontro, a equipe de meio ambiente da Paraibuna Embalagens realizou um diálogo com a população sobre a importância da reciclagem para a preservação da natureza. A associação Coleta Seletiva JF apoiou com orientações sobre como devemos separar o lixo produzido de modo a gerar menor impacto ambiental.

Outra iniciativa foi a disponibilização de um ponto de coleta de resíduos reutilizáveis para todos os visitantes. Nele, foram recebidos itens como plástico, papel e papelão. Por fim, a Paraibuna realizou uma feira de artesanato com itens produzidos em oficinas de artesanato promovidas pela empresa em Juiz de Fora e Sapucaia.

“É importante que a comunidade entenda a necessidade de reciclar e apoiar a coleta seletiva. Por isso, escolhemos fazer esse evento em um local aberto que recebe um público diverso. Muitas pessoas participaram e se interessaram pela educação ambiental”, avalia a coordenadora de meio ambiente da Paraibuna Embalagens, Fernanda Rocha.

Os membros da Coleta Seletiva JF comemoraram a oportunidade de conversar com os colaboradores da Paraibuna e com a população juiz-forana através do evento. “Falamos do nosso trabalho e mobilizamos quem estava lá sobre a importância da reciclagem. Além disso, conhecemos pessoas e trocamos ideias. O dia foi muito prazeroso”, afirma Wirley dos Santos. “A atividade, em si, foi um marco. Foi muito bom para a nossa mente e importante para a associação. Algumas pessoas entraram em contato conosco para conhecer e apoiar nosso trabalho”, explica a integrante da associação Jaqueline Fonseca.

Caminhada ecológica

O Parque da Lajinha ainda recebeu o Programa GerAção Saúde, que realizou uma caminhada ecológica pelo local. A atividade – além de promover uma atividade física, como é uma diretriz do programa – foi também uma oportunidade de conhecer o tradicional parque. “Foi uma oportunidade de compartilhar com o time da Paraibuna e com a comunidade boas práticas que incentivamos dentro do nosso programa”, afirma a engenheira de Segurança do Trabalho em Juiz de Fora, Samantha Silva.

A caminhada teve a parceria do Sabin Sinai, que ofereceu água e maçã para apoiar a atividade física. “Esse tipo de iniciativa é muito válido por agregar valor aos colaboradores, gerando saúde e aproximação da empresa com os colaboradores e familiares. Foi muito interessante como a Paraibuna aproximou as pessoas em um momento de lazer e foi um prazer para o Sabin Sinai fazer parte disso”, analisa o consultor comercial do Sabin Sinai, Rafael Victor de Paula.

Lazer em família

Supervisora de Sustentabilidade e Educação Ambiental da Prefeitura de Juiz de Fora, Juliana Guiseline lembra que atividades como a realizada pela Paraibuna estão de acordo com o propósito do Parque da Lajinha. “O parque possui como um de seus objetivos oferecer, para o público visitante, ações, informações e atividades que busquem a conscientização sobre preservação e sustentabilidade, o que vai de encontro com a ação desenvolvida pela Paraibuna”, lembra Juliana, que constatou um movimento maior de visitantes no parque motivado pelo evento. “Os visitantes elogiaram muito a ação”, diz.

A analista de vendas Márcia Silva participou das atividades e fez questão de levar a filha para conhecer o parque. “Foi muito divertido e nós adoramos a visita. Eu não conhecia o Parque da Lajinha, então tirei várias fotos”, relata. “O evento foi muito legal, porque nos incentivou a interagir como time e nos aproximarmos ainda mais”.

O colaborador Artur Soares Júnior, que atua na máquina 4, foi ao Parque da Lajinha com as duas filhas para aprender sobre o meio ambiente e explorar o parque. “Nós três nos surpreendemos muito. Aprendemos sobre reciclagem e foi um momento muito gostoso”, conta. “A instrutora falou sobre cada árvore e mostrou o Relógio de Sol. As meninas voltaram para casa com muito conteúdo para conversar. Foi, para nós três, uma atividade de conhecimento e de muita diversão”.

 

Notícias Relacionadas