EmbalandO Bem: Paraibuna Embalagens faz atividade sobre saúde bucal a jovens do Curumim Barreira do Triunfo

20/06/22

EmbalandO Bem: Paraibuna Embalagens faz atividade sobre saúde bucal a jovens do Curumim Barreira do Triunfo

Projeto realizou ação em Juiz de Fora em parceria com o curso de Odontologia da Faculdade Suprema

Os jovens do Curumim Barreira do Triunfo, em Juiz de Fora, aprenderam muito sobre saúde bucal na última quinta-feira (2). Através do projeto EmbalandO Bem, a Paraibuna Embalagens realizou uma ação social focada na saúde bucal das crianças e adolescentes de 4 a 12 anos atendidas no local. A iniciativa, promovida pela empresa, teve apoio de integrantes do curso de Odontologia da Faculdade Suprema. 

Na ação, cerca de cem jovens receberam orientações sobre os cuidados para a manutenção da higiene bucal. Uma professora da Faculdade Suprema e alunos do curso de graduação em Odontologia realizaram demonstração, em um manequim, do modo correto de escovar os dentes e usar o fio dental. Em cada turma, uma das crianças foi sorteada para realizar uma escovação supervisionada e servir de exemplo para os colegas e, em seguida, todos os participantes fizeram o processo com o acompanhamento dos especialistas.

“Nós fizemos a interligação entre o Curumim e a Faculdade Suprema com o objetivo de levar saúde bucal para as crianças atendidas no Curumim”, explica a assistente social da Paraibuna Embalagens, Érica Cazal. 

Durante o trabalho, os representantes da Suprema ainda realizaram a triagem das crianças quanto à saúde bucal. A professora Vanessa Gehrcke, que orientou a ação, explica que a escovação dos dentes foi uma oportunidade de analisar a saúde bucal dos jovens. “A escovação supervisionada é importante para avaliar a condição bucal das crianças. As crianças que tiveram uma discrepância muito grande e precisam de atendimento odontológico vão ser direcionadas à Suprema para realizarem os procedimentos necessários, porque lá nós temos esse atendimento”.

Oportunidade de aprendizado

O coordenador do Curumim Barreira do Triunfo, Diogo Vieira, destacou a oportunidade de levar até as crianças informações sobre um tema importante. “Foi excelente a iniciativa da Paraibuna Embalagens em convidar a equipe de Odontologia da Suprema para essa parceria com o Curumim Barreira do Triunfo. Foi uma oportunidade de levar aos nossos usuários o acesso à informação sobre a saúde bucal, escovação e uma avaliação individual das necessidades de cada um”.

O jovem Kleyton dos Santos, de 12 anos, foi um dos que participaram da ação. Após a iniciativa, ele mostrou empolgação com os aprendizados. “Achei legal, porque aprendi como escovar os dentes de cima pra baixo. Ainda ganhei uma escova e um fio dental. Eu adorei”.

Parceria com a Faculdade Suprema

A ação no Curumim marcou a primeira iniciativa de parceria entre o curso de Odontologia da Faculdade Suprema e a Paraibuna Embalagens. Coordenador de extensão da Suprema, Fernando Farah exaltou o trabalho da professora Vanessa Gehrcke e comemorou a colaboração com a Paraibuna. “Temos que agradecer a mão amiga da Paraibuna Embalagens. O que nós aprendemos, nós temos que multiplicar para quem precisa. Para a Suprema, é fundamental esse tipo de trabalho. Sempre que surgir uma oportunidade, nós nos colocamos à disposição para fazer ações como essa”, afirma.

A assistente social Érica Cazal também celebrou a ação realizada em parceria, lembrando que o trabalho em conjunto com o Curumim busca promover o bem-estar das crianças. “O nosso trabalho no Curumim busca promover maior qualidade de vida aos assistidos”, garante.

O projeto EmbalandO Bem

O projeto EmbalandO Bem busca aproximar a Paraibuna Embalagens às comunidades em volta das sedes da empresa, buscando ser um agente importante na melhoria da qualidade de vida da população. Por meio do projeto, o time de colaboradores da Paraibuna promove atividades diversas voltadas para o engajamento sobre as questões ambientais e estimula valores intrínsecos à atuação da empresa, como o estímulo ao aprendizado e a valorização das pessoas e o empreenda com responsabilidade.

Ao longo dos últimos sete anos, diversas iniciativas foram empenhadas dentro do escopo do projeto social, incluindo outras ações em parceria com o Curumim Barreira do Triunfo. Em maio, a Paraibuna Embalagens realizou a primeira oficina de artesanato com as mães do Curumim. Antes, em abril, a empresa promoveu a entrega de ovos de Páscoa para crianças atendidas no local. Em Sapucaia, a escola Professora Carmem Resende Moreira Pacheco, no distrito de Anta, foi a escolhida para receber o EmbalandO Bem em atividade de educação ambiental a estudantes de 6 a 17 anos.

 

Notícias Relacionadas