Palestra do Programa DesEnvolver aborda gestão de si mesmo

08/06/22

Palestra do Programa DesEnvolver aborda gestão de si mesmo

Palestrante Anselmo Santos apresentou a colaboradores da Paraibuna Embalagens a importância de estreitar relações para melhorar a comunicação.

Qual é a importância de se ter uma boa conexão com o companheiro de trabalho no cotidiano de atuação? Esse foi um dos eixos da palestra promovida pelo Programa DesEnvolver na última semana, que teve como tema o aprimoramento da gestão de si mesmo. Apresentada pelo palestrante Anselmo Santos, a conversa mobilizou o time de coordenadores, gerentes e diretoria da Paraibuna Embalagens.

A palestra abordou a necessidade de estreitar os relacionamentos no ambiente de trabalho para, assim, promover a fluidez na comunicação. Na visão do palestrante Anselmo Santos, o diálogo funciona apenas quando existe confiança mútua entre os membros do time. “A comunicação só vai fluir se eu estiver disposto a dizer realmente o que eu vivencio. E eu só vou dizer o que vivencio, quais são as minhas dificuldades e onde preciso de suporte, se eu confiar plenamente na outra parte”, explica.

A confiança mútua, para ele, é necessidade básica para um ambiente produtivo, independentemente de quais sejam os objetivos prioritários de determinada organização. Sendo assim, a finalidade da apresentação foi demonstrar, com exemplos práticos, a importância de tomar atitudes nesse sentido. “A ideia foi resgatar, aprimorar e estreitar relacionamentos para que a comunicação flua, assim como os processos que são executados pelas pessoas”, resume Santos. “Nós fomos quebrando resistências e a palestra acabou num nível de satisfação que, qualitativamente, foi muito alto”, complementa.

Estimulando o aprendizado

A palestra foi mais uma iniciativa para promover o aprendizado contínuo entre os colaboradores da Paraibuna Embalagens, valorizando as pessoas que atuam diariamente na empresa. Presente na ação, a gerente do setor financeiro, Silvia Regina, afirma que a apresentação reforçou sua convicção sobre a importância de trabalhar as conexões. “Sempre acreditei que a excelência do relacionamento profissional passa pela aproximação pessoal e o conhecimento da história de vida de cada membro de uma equipe. Isso nos aproxima e facilita a compreensão do outro, nos direciona sempre para um resultado positivo para ambas as partes”, analisa.

Para o coordenador de logística, Lourenço Hildebrando da Silva Filho, a palestra foi importante para fazer os colaboradores refletirem sobre o comportamento no trabalho em equipe. “A palestra nos fez pensar nas atitudes simples do cotidiano que fazem toda a diferença para que as nossas equipes sejam mais produtivas. Inspirar pessoas começa por nossas atitudes para com elas. Ter empatia, conhecer os colegas e ter uma postura motivacional são fundamentais para alcançarmos os resultados”.

O Programa DesEnvolver

O programa DesEnvolver tem como objetivo apoiar o crescimento profissional dos colaboradores. Para isso, conta com frentes variadas para atender a setores de diversos níveis de atuação dentro da empresa. O programa acredita que o desenvolvimento está atrelado ao envolvimento com novos aprendizados e busca a retenção de talentos através de jornadas de autoconhecimento e aprendizado.

Para chegar ao objetivo, o DesEnvolver trabalha internamente a promoção de metodologias de aprendizado para desenvolvimento da liderança, o autoconhecimento como subsídio para a aceleração de carreira e diversos treinamentos para estimular o engajamento e a busca pelo crescimento profissional. O programa ainda atua com capacitações voltadas para as comunidades no entorno da Paraibuna Embalagens, reforçando o compromisso com o desenvolvimento social e a prospecção de potenciais novos colaboradores.

Notícias Relacionadas