Programa DesEnvolver: Setor de Controle de Qualidade e Recebimento de Aparas recebe treinamento de estatística

18/05/22

Programa DesEnvolver: Setor de Controle de Qualidade e Recebimento de Aparas recebe treinamento de estatística

Trabalho também abrangeu estratégias de business intelligence com o intuito de auxiliar nas atividades dos colaboradores

O time do Controle de Qualidade e Recebimento de Aparas da Paraibuna Embalagens foi mobilizado em um treinamento de estatística e business intelligence (BI) na unidade de Juiz de Fora. Os dois conteúdos foram administrados de forma a serem assimilados e aplicados no cotidiano de trabalho do setor, dentro da premissa de estimular o aprendizado entre os colaboradores, como é o foco do Programa DesEnvolver.

Dentro dos conceitos estatísticos, o time foi apresentado a noções que são importantes no dia a dia de trabalho da equipe. Já na apresentação de BI, foi explicada a importância dos dados para que os colaboradores tomem decisões assertivas. “Diariamente, todos os setores geram um volume muito grande de dados. Mas, para que as informações possam ser transformadas em informações valiosas para a Paraibuna Embalagens, as etapas de coleta, análise, compartilhamento e tomada de decisões devem ser realizadas com metodologia adequada”, conta o analista de qualidade Rafael Padilha, instrutor da atividade.

O treinamento, além de apresentar conceitos gerais dos dois temas, teve o intuito de incluir cenários práticos por meio de exemplos retirados das atribuições cotidianas dos colaboradores. Um dos exemplos apresentados foi como o time poderia estimar se determinado ritmo de produção do setor é suficiente para cumprir as metas estabelecidas ou não. “O curso foi bom para poder interpretar os dados para uma tomada de decisão mais assertiva. Também para entender as variações que temos no processo e como pode afetar no cotidiano de trabalho”, explica Gentil Veronez, líder do setor de qualidade.

As atividades se relacionam com o valor da Paraibuna Embalagens do comprometimento com o resultado. “Comprometer-se com o resultado começa no entendimento de como nosso resultado é medido, como ele é calculado e principalmente quais componentes influenciam no seu atendimento. Na prática não existem resultados de setores, existe apenas o resultado da empresa e todos dependemos dele”, lembra Rafael Padilha.

Capacitação contínua

O inspetor de qualidade Mario Victor Monteiro de Oliveira, participante do treinamento, lembrou de alguns dos pontos aprendidos durante a atividade. “Foi um ótimo treinamento. O instrutor Rafael mostrou de forma pratica como se aplica estatística no setor de qualidade trazendo exemplos de como devemos executar a estatística no nosso dia a dia de trabalho”.

Outra participante, a analista de qualidade Cleidinice Angela da Silva saiu da atividade pensando em maneiras de aplicar os conceitos dentro do setor que atua. “O treinamento foi ótimo, bastante instrutivo. Pude rever e relembrar alguns conceitos, conhecer outros e assim ver novas opções para aplicar aqui no meu setor e melhorar o entendimento e visibilidade de resultados. É bom ver que a empresa se preocupa em nos capacitar”.

O Programa DesEnvolver

O treinamento da última semana faz parte do Programa DesEnvolver, que busca estimular o desenvolvimento profissional dos colaboradores como ferramenta para o crescimento individual e coletivo na Paraibuna Embalagens. A iniciativa foi implantada em 2021 e já passa por diversos setores com a premissa de buscar envolver todas as equipes com o crescimento.

Notícias Relacionadas