Estudantes de Sapucaia aprendem sobre educação ambiental no Projeto EmbalandO Bem

14/05/22

Estudantes de Sapucaia aprendem sobre educação ambiental no Projeto EmbalandO Bem

O time da Paraibuna Embalagens realizou mais uma ação do Projeto EmbalandO Bem na terça-feira (10). Nesse dia, estudantes da escola Professora Carmem Resende Moreira Pacheco, no distrito de Anta, em Sapucaia, conversaram e aprenderam muito sobre educação ambiental. O programa, que é realizado desde 2015, faz parte do compromisso da Paraibuna de apoiar o desenvolvimento das comunidades que estão ao redor das duas sedes da empresa.

As atividades na escola aconteceram nos períodos da manhã e da tarde. Estudantes de 6 a 17 anos receberam orientação sobre a coleta seletiva e aprenderam sobre sustentabilidade. Foram mais de 500 alunos de diferentes idades que participaram da ação. Além de aprendizado sobre educação ambiental, os estudantes ganharam kits de cestos para coleta seletiva

“Nós sabemos que a escola tem um papel muito importante na vida dessas pessoas. O objetivo é disseminar as informações para que os alunos possam se tornar agentes do meio ambiente”, diz Jéssika Leite, integrante do setor de meio ambiente da Paraibuna Embalagens que participou da iniciativa. “Queremos despertar essa consciência dos impactos ambientais nas futuras gerações, fazer com que elas pensem no que será do meio ambiente no futuro”.

Aprendendo desde criança

A estudante Laura Fernanda Carvalho Pitzer, de 9 anos, foi uma das crianças que tiveram um dia de aprendizado com a equipe da Paraibuna Embalagens. “Nós aprendemos sobre o meio ambiente e sobre como o lixo pode e deve ser reciclado”, conta. “Na Paraibuna, eles transformam papelão “velho/usado” em caixas e em papéis novos. Nós aprendemos também que temos que cuidar do meio ambiente, separando os materiais reciclados do não reciclados para os catadores”, explica.

O aluno Henry Fortes Xavier Vieira, de 10 anos, também aprovou a primeira ação do EmbalandO Bem na escola. “Achei muito legal o projeto. Ele ensina muitas pessoas sobre a importância de reciclar e nos ensinou também que podemos evitar o desmatamento florestal”.

Parceria de sucesso

A parceria entre a Paraibuna Embalagens e a escola foi comemorada pela diretora da escola, Gabriela Van Der Neut. Para ela, além de todo o ensinamento a respeito das questões ambientais, houve também aprendizado sobre a importância da empresa para a comunidade. “Essa parceria é muito grande. Ela explica e dá significado amplo para tudo o que a gente vive dentro da nossa comunidade. Todos os alunos conhecem e já ouviram falar da Paraibuna, entender isso mais a fundo é fundamental”, comemora.

A coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação de Sapucaia, Telma Ribeiro, também acompanhou o trabalho com os alunos. Ela celebrou a preocupação da Paraibuna Embalagens em envolver a comunidade com as atividades da empresa. “É um trabalho que tem muita importância ambiental. A Paraibuna está se preocupando com esse tema. É importante que esse projeto ganhe bastante extensão e que as pessoas tenham consciência do que a Paraibuna vem fazendo pela nossa comunidade”.

Já Jéssika Leite encerrou a primeira atividade satisfeita com o resultado do primeiro contato com os alunos da escola Professora Carmem Resende Moreira Pacheco. “Essa primeira ação foi um sucesso. Eu saí de casa no intuito de ensinar mas, na verdade, quem aprendeu fui eu. As crianças deram um show de carisma e inteligência. Elas brilharam”.

EmbalandO Bem

O projeto EmbalandO Bem foi criado em 2015 e atua nas comunidades que envolvem as unidades de Juiz de Fora e Sapucaia com atividades diversas, sempre prezando por ações que destaquem a importância da reciclagem, da sustentabilidade e da responsabilidade social e ambiental que tem a empresa. Ao longo dos últimos sete anos, diversas iniciativas foram empenhadas dentro do escopo do programa. 

No último mês de abril, dentro do EmbalandO Bem, a Paraibuna Embalagens realizou uma ação de Páscoa em que jovens aprendizes e estagiários produziram e doaram ovos de chocolate para cerca de cem crianças do Curumim Barreira do Triunfo. As atividades apontam o objetivo de atuação em conjunto com os objetivos sociais com governança ambiental, social e corporativa (ESG, na sigla em inglês).

Notícias Relacionadas