Academia de Líderes realiza qualificação sobre ferramentas de gerenciamento de rotina e risco

05/05/22

Academia de Líderes realiza qualificação sobre ferramentas de gerenciamento de  rotina e risco

Colaboradores se reuniram para trocar experiências de êxito em seus papéis de liderança e também para aprofundar o conhecimento 

O programa DesEnvolver  da Paraibuna Embalagens, a Academia de Líderes, promoveu mais uma capacitação em abril. O  encontro ofereceu um espaço para troca de experiências, relacionadas ao papel da liderança e  também uma qualificação sobre o uso de ferramentas de gestão, cumprindo com os valores de valorizar pessoas e estimular o aprendizado. 

O consultor de gestão, Pedro Menezes, explicou que o principal objetivo do treinamento é melhorar o resultado das áreas e consequentemente da empresa, por meio da capacitação dos supervisores e líderes dos setores. 

Pedro detalhou que foram abordados dois tópicos ao longo da atividade. O primeiro foi a reflexão sobre a principal responsabilidade de um líder, que é atingir resultados em conjunto com a equipe.” O resultado é reflexo da capacidade mais a motivação das pessoas, por isso, a importância de uma liderança forte, presente e atuante que busca no seu dia a dia extrair o melhor de cada integrante”.

O segundo ponto abordado, segundo Pedro,  foi a apresentação de ferramentas de gestão e o método. “Palavra com origem grega, methodos, que é junção de Meta  e Hodos: o caminho para meta. Quando essas ferramentas são aplicadas da forma correta, potencializam a captura das oportunidades”. 

Uma das ferramentas apresentadas é a PDCA, um método que se baseia na melhoria contínua dos processos e é muito aplicada na solução de problemas. Resumidamente, é uma ação dividida em quatro partes, aplicada em ciclos: 

Planejar (Plan): etapa em que é destacada uma parte do processo que precisa de alguma melhoria. A partir desta identificação, são elaboradas medidas que deverão ser destinadas à resolução do problema e ao alcance das metas desejadas. 

Fazer (Do): Depois de levantar o que precisa ser solucionado e elencar o que precisa ser feito, é hora de colocar o plano em prática e acompanhar a evolução dele. 

Verificar (Check): Fazer a checagem do que foi executado e, se caso exista a necessidade, fazer a readequação do plano. 

Participação 

Na avaliação do consultor Pedro Menezes, os supervisores e líderes  das duas unidades, de Juiz de Fora (MG) e de Sapucaia (RJ) foram muito participativos durante todo o treinamento.  “Houve troca de experiências e compartilhamento de boas práticas entre os setores, o que enriqueceu muito a formação.

A líder do setor de vendas de ondulados, Aldicleia Alves, comentou que o maior desafio de ocupar um cargo de liderança é: “Alinhar os processos com as pessoas para que tenhamos êxito nas nossas entregas. Estou cada dia mais feliz com os resultados que o time vem alcançando.”

Aldicleia acrescenta que  se sente privilegiada em fazer parte do grupo que recebe os treinamentos. “Não só com os processos, mas com as pessoas também, que são nosso maior patrimônio. Com os conhecimentos adquiridos, tenho resultados mais positivos junto a minha equipe, pois conseguimos trabalhar seguindo todos os procedimentos e de forma motivada.” 

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