EmbalandO Bem: Jovens Aprendizes e estagiários fazem a entrega dos ovos com ação festiva no Curumim Barreira do Triunfo

18/04/22

EmbalandO Bem: Jovens Aprendizes e estagiários fazem a entrega dos ovos com ação festiva no Curumim Barreira do Triunfo

Os jovens aprendizes e estagiários que fazem parte do programa Seu Jeito de Ser da Paraibuna Embalagens realizaram dois eventos de Páscoa para as crianças atendidas pelo Curumim Barreira do Triunfo, nesta quarta-feira (13). Como a instituição funciona em dois turnos, a primeira turma participou da atividade festiva pela manhã e a outra durante a tarde. Ao todo, cerca de 100 crianças foram presenteadas. A ação contempla o valor de empreender responsabilidade, promovendo o envolvimento desses jovens com a comunidade do entorno

As crianças foram convidadas a colorir orelhas de coelho feitas de papel, usando tintas, colas, lápis de cor e gliter. Elas contaram com a assistência e o acompanhamento dos jovens aprendizes e estagiários durante toda a atividade e, na sequência,  conduzidas para a entrega dos ovos de chocolate, presente produzido pelos participantes do programa Seu Jeito de Ser

O chocolate foi entregue por um dos jovens, que se vestiu de coelho da Páscoa para interagir com as crianças. “Eu gosto de Páscoa, porque é muito feliz e  tem muito chocolate. Eu amei ver o coelho da Páscoa, eu estava esperando muito para vê-lo”, disse Laura de Souza, que é uma das atendidas pelo Curumim. Para Cleiton dos Santos Costa, outra criança que participou da festa, dividir o momento com os amigos foi uma oportunidade importante. “Eu achei muito legal. Estou muito feliz por ter vivido um dia tão diferente. A Páscoa é um dia muito especial, de alegria e felicidade”, afirmou. 

Na avaliação da gerente de Operações Administrativas da Paraibuna Embalagens, Rita Rievert, o resultado do trabalho deu orgulho à equipe. “Logo quando lançamos as atividades do projeto nesse ano, apresentamos vários desafios de cunho social. Desde a primeira ação nós tivemos um engajamento e um senso de responsabilidade tão grandes, que apesar de estarmos no início, entendemos que realizamos essa missão com sucesso, porque conseguimos despertar o que há de melhor nesses jovens: o envolvimento, o comprometimento e a responsabilidade social.” 

Para a estagiária do setor de Gestão de Pessoas da Paraibuna Embalagens, Geovana Turchetti Ferreira, a ação é uma forma de resgatar a magia de ser criança. “É muito gratificante, traz muita paz. Eu sempre gostei de fazer parte de ação social, porque acho que a gente tem que contribuir com a sociedade. É bonito ver essa magia que datas como a Páscoa e o Natal trazem para as crianças. Estar aqui junto com as crianças é muito especial. Elas expressaram um carinho muito grande por nós” 

Para a estagiária o aprendizado que essa ação traz é incentivar os jovens a se dedicarem cada vez mais aos trabalhos sociais. “A sensação de estar fazendo isso é muito boa. É uma ação bem pequenininha, mas percebemos que estamos fazendo a diferença na vida delas. Não sabemos se todas teriam acesso a chocolate, mas eles já tiveram uma Páscoa aqui.”, destacou Geovana. 

PÁSCOA DE ALEGRIA 

O tema da Páscoa foi trabalhado com as crianças ao longo dos últimos dias pela equipe do Curumim. Fechar uma data importante com o evento, segundo o coordenador da instituição, Diogo Mendes, com uma visita com uma troca  tão genuína foi uma satisfação. 

“A gente considera essa interação de suma importância. Temos um encontro de gerações muito interessante, porque é um grupo de jovens tão engajados, tão empenhados, que se tornam um ótimo espelho para as nossas crianças. Esse retorno é muito positivo, representa um ganho muito grande para elas.”

PROFISSIONAIS COMPLETOS 

O programa Seu Jeito de Ser tem como intuito despertar a consciência ambiental nos jovens profissionais. No programa de estágio e de aprendizagem da Paraibuna, esse time recebe o conhecimento técnico e comportamental. No programa, eles são incentivados a ir além, formando laços com a comunidade do entorno,  por meio de ações sociais, que estimulam a prática da cidadania. 

“A gente tem que entender que o profissional de hoje só é completo quando ele tem consciência social. A gente tem que pensar no lucro, nas questões ambientais, porém, é fundamental  pensar nas pessoas e empenhar esforços para ajudar no desenvolvimento delas”, reforçou a gerente de Operações Administrativas da Paraibuna Embalagens, Rita Rievert

 

COM AS PRÓPRIAS MÃOS 

A sugestão de organizar um evento com a entrega dos ovos de Páscoa partiu dos próprios integrantes do programa Seu Jeito de Ser, um total de 80 participantes. Eles foram responsáveis por todas as ações, desde o levantamento dos custos para a produção dos ovos, ao desafio de derreter o chocolate, moldar os ovos e fazer a embalagem de cada unidade para a entrega. Também partiu do grupo de jovens aprendizes e estagiários a ideia de ter um dos participantes fantasiado para criar uma atmosfera lúdica para as crianças. 

“O nosso grupo poderia ter escolhido um caminho mais fácil, que seria comprar tudo pronto e entregar. Mas nós fizemos questão de estar envolvidos e de realmente colocar a mão na massa. Foi, de fato, um trabalho em grupo e eu gostei muito de participar de cada etapa”, detalhou a jovem aprendiz Isabel Marques. 

O resultado, conforme Isabel, é emocionante. “Nós dedicamos todo nosso trabalho a eles para proporcionar um momento divertido. Ver esses olhinhos brilhando, essa alegria, é muito especial.”

Notícias Relacionadas