Ciente da sua missão de garantir o futuro reciclando o presente, a Paraibuna Embalagens investe em ações para cuidar de todos aqueles envolvidos com o seu processo produtivo, como os catadores de materiais recicláveis. Para a empresa, os catadores são agentes fundamentais no acesso à sua principal matéria-prima: o papel. Para estreitar ainda mais esse laço, foi criado o projeto Plantar e Colher, que busca oferecer subsídios para que os catadores possam executar suas atividades de forma digna e segura, tendo acesso à qualificação profissional, promovendo sua inclusão socioeconômica.
“Os catadores assumem um papel importante, pois são os responsáveis por coletar tudo aquilo que é considerado “lixo”, gerando sua própria fonte de renda e sobrevivência. Para a Paraibuna Embalagens, eles se tornam ainda mais relevantes, pois as aparas de papel, nossa matéria-prima, vem do processo de reciclagem. A relação com os catadores está no nosso DNA, pois eles são nossos parceiros de negócio”, destaca a assistente de Meio Ambiente da Paraibuna Embalagens, Jéssika Leite.
E o Plantar e Colher, segundo Jéssika, nasceu com o propósito de mapear melhor as ações pensadas pela Paraibuna em benefício dos catadores. São oferecidas desde doações de EPI’s, como botinas, luvas e abafadores, que ajudam na rotina e na execução do trabalho, até a realização de palestras e bate-papos para ouvir as demandas dos catadores e repassar conhecimentos que vão contribuir para que eles se organizem e possam profissionalizar ainda mais as suas atividades.
No primeiro encontro do ano, realizado no final de março, o Plantar e Colher promoveu um encontro entre o setor de Meio Ambiente da Paraibuna, os catadores e a articuladora Maria Isabel Oliveira, uma profissional ligada à reciclagem que possui um vínculo muito forte com a Paraibuna e com as associações e cooperativas ligadas à coleta seletiva. Para Maria Isabel, esse movimento da Paraibuna permite que todos saiam ganhando com este processo. “Os catadores de materiais recicláveis precisam de apoio para melhor se organizarem e a empresa tem procurado dar este suporte a eles. É bom para todos: catadores, Paraibuna e o meio ambiente”, pontua.
Projetos relacionados aos catadores de materiais recicláveis organizados pela Paraibuna Embalagens, como o Plantar e Colher, apresentam resultados significativos não só para a empresa quanto para a sociedade. Mais de cem famílias já tiveram suas vidas e suas condições de trabalho transformadas por meio das ações realizadas pela empresa, que visa sempre dialogar e contribuir para que catadores e associações possam sempre estar caminhando rumo aos mesmos propósitos.
A catadora e presidente da Associação D&M, Maria Aparecida Souza da Silva Oliveira, conta que a parceria com a Paraibuna fez total diferença para o seu trabalho e para a sua família. “A Paraibuna está de parabéns com as atividades, projetos, ações e doações que oferecem para nós. Trabalhamos com o meio ambiente e temos muito orgulho disso. Isso nos motiva e traz segurança, pois sabemos que a empresa está sempre lembrando da gente e nos convidando para participar de palestras e reuniões. Todos os assuntos abordados são importantes e necessários”.
Outro catador de materiais recicláveis, José Rubens Rodrigues da Rocha, da Associação Lixo Certo (Alicer), revela que a parceria com a Paraibuna traz segurança, confiança e valorização. “É muito importante para nós termos essa parceria com a Paraibuna Embalagens. As atividades elaboradas são muito produtivas e ajudam o catador a gerenciar melhor o seu trabalho, tendo ideias para aplicar na sua rotina”.
Atividades foram promovidas nas duas sedes da Paraibuna Embalagens e no Curumim Barreira do Triunfo, em Juiz de Fora. O Projeto EmbalandO Bem realizou novas oficinas de artesanato nas últimas semanas. Nas sedes da Paraibuna Embalagens em Juiz de Fora e em Sapucaia, 40 pessoas participaram da atividade, que também inclui noções de empreendedorismo. Na … Continuar lendo Paraibuna Embagens realiza oficinas de artesanato em Juiz de Fora e Sapucaia
Atividades aconteceram nas duas sedes da Paraibuna Embalagens e estimularam escolhas conscientes de alimentos Suco de saquinho ou suco natural? Pão francês comum ou pão integral? Cereal ou granola? Essas foram algumas das opções que os colaboradores da Paraibuna Embalagens tiveram de fazer em ação do Programa GerAção Saúde nas unidades de Juiz de Fora … Continuar lendo Trocas inteligentes: GerAção Saúde apresenta estande com dicas de alimentação saudável
“Bate-papo sobre elas” faz parte das ações do GerAção Saúde e contou com a presença de um dos parceiros da empresa A última semana começou com uma conversa sobre saúde para colaboradoras da Paraibuna Embalagens na unidade de Juiz de Fora. Em mais uma iniciativa do GerAção Saúde, foi realizada, na segunda-feira (16), uma palestra … Continuar lendo Sabin Sinai aborda saúde da mulher em palestra a colaboradores da Paraibuna Embalagens