Estandes educativos marcam o Dia Mundial da Saúde Bucal na Paraibuna Embalagens

28/03/22

Estandes educativos marcam o Dia Mundial da Saúde Bucal na Paraibuna Embalagens

O Dia Mundial da Saúde Bucal, comemorado no dia 20 de março, foi celebrado pela Paraibuna Embalagens com a realização de um evento ocorrido simultaneamente nas duas unidades da fábrica em Juiz de Fora (MG) e em Sapucaia (RJ). O objetivo da ação foi levar ao time informações sobre a importância de manter os cuidados com a saúde da boca sempre em dia. Para isso, profissionais da área e entidades parceiras montaram estandes temáticos na área externa da empresa e tiraram dúvidas dos colaboradores. 

“Temos observado que muitos colaboradores têm dificuldade, e até resistência, em procurar assistência dentária quando precisam. Por isso, essa ação buscou estreitar este contato com os dentistas, mostrando a eles como a adoção de hábitos como escovação correta, uso do fio dental e consumo moderado de alguns alimentos, pode evitar problemas. A ação serviu, ainda, para estimular a visita regular ao dentista e a utilização do plano odontológico que a Paraibuna Embalagens oferece a eles”, explica a técnica em Enfermagem da Paraibuna Embalagens, Márcia Fagundes.

Em Juiz de Fora, uma das entidades participantes foi a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), que promoveu atividades interativas por meio de réplicas bucais para facilitar o entendimento sobre a escovação correta e jogos de perguntas e respostas sobre mitos e verdades sobre a saúde bucal.

“A participação foi bem legal e conseguimos sanar várias dúvidas dos trabalhadores sobre prevenção e escovação, com a ideia de que a saúde começa pela boca. O cuidado com a saúde do trabalhador é nossa prioridade. Temos como objetivo promover a qualidade de vida do industriário e de seus dependentes, prestando serviços integrados à educação e à responsabilidade social empresarial”, destaca o analista de saúde do órgão, Juan Rocha.

Outra parceira da ação foi a Oral Sim, clínica odontológica localizada em Benfica, bem próxima da unidade de Juiz de Fora. “Foi uma experiência excelente e pudemos perceber que os colaboradores estavam muito interessados. Fizemos sorteio de alguns serviços e oferecemos descontos especiais. Agradecemos à Paraibuna pela oportunidade e parabenizá-la por ser uma empresa que se preocupa com o bem-estar da sua equipe”, ressalta a cirurgiã-dentista e proprietária da Oral Sim, Alice Furtado de Souza.

O auxiliar de utilidades da Paraibuna Embalagens, Deivid Alves Mendes, aprovou a iniciativa. “Achei as orientações sobre a saúde bucal muito legais e importantes. Aprendi muito, principalmente em relação às dicas sobre utilizar a quantidade certa de pasta de dente na escova, o tipo de escova mais adequado e hábitos que podem prejudicar nossa saúde bucal. Já estou aplicando várias dessas dicas no meu dia a dia e percebo que fazem total diferença”.

O lúdico para estimular o cuidado

Na unidade da Paraibuna Embalagens em Sapucaia, a entidade parceira foi a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). O estande contou com materiais lúdicos como jogos, uma maquete da boca e a oportunidade de tirar dúvidas com uma profissional da área. 

“Fizemos uma brincadeira de verdadeiro e falso com várias perguntas e respostas para eles saberem que o cuidado com a boca vai além da estética. Dentes e gengivas não estando saudáveis podem levar a muitos problemas, como dores e dificuldade na mastigação. Reforcei muito sobre prevenção, bem como a escovação, uso do fio dental e também do enxaguante bucal. Eles levaram pra casa um kit com escova de dente e creme dental”, conta a cirurgiã-dentista da Firjan, Yasmin Freitas.

A estoquista da Paraibuna, Kennya Raposo foi uma das colaboradoras que aproveitou a oportunidade para ampliar seus conhecimentos sobre estes cuidados. “Além de aprender brincando, acabamos conhecendo mais sobre a nossa saúde bucal. Ações que geram conhecimento nos possibilitam tomar cuidados e levar pra casa uma nova experiência adquirida no ambiente de trabalho. Saímos da ação com uma visão mais ampla sobre o assunto e certos de que esses cuidados devem fazer parte do nosso cotidiano.”

Notícias Relacionadas