Fique Seguro: Paraibuna Embalagens reforça cuidados com a segurança.

22/03/22

Fique Seguro: Paraibuna Embalagens reforça cuidados com a segurança.

O respeito à vida e o empreender com responsabilidade são valores nos quais a Paraibuna Embalagens não abre mão, principalmente quando o assunto é a segurança dos seus colaboradores. Para conscientizá-los a respeito de normas, condutas e utilização correta dos equipamentos de proteção individual (EPI’s), a empresa está lançando o projeto Fique Seguro, que tem como um dos objetivo alcançar a meta de 100 dias consecutivos sem a ocorrência de qualquer tipo de acidente durante as atividades laborais das equipes.

A ação foi lançada no começo de 2022 e abrange tanto a unidade em Juiz de Fora quanto a unidade de Sapucaia. A engenheira de Saúde e Segurança do Trabalho, Samantha Silva, explica que o intuito é fazer com que os colaboradores se transformem em agentes promotores de um ambiente de trabalho mais seguro, conscientizando cada colega sobre a aplicação de medidas preventivas, como o preenchimento de documentos importantes, como a Análise Preliminar de Risco (APR) e Permissão de Trabalho (PT), por exemplo.

“Queremos que cada colaborador busque estabelecer rotinas seguras para que as suas atividades aconteçam em conformidade às normas. Para isso, é preciso fazer uma análise minuciosa de riscos e observar a maneira como o seu colega se comporta. Esta ação visa desenvolver um olhar mais compartilhado para que todos possam orientar e cuidar uns dos outros. Vale lembrar que a segurança do trabalho é preventiva, não é reativa. Por isso, é importante que tenham este conceito em mente e saibam que estamos sempre propondo medidas de segurança para evitar acidentes e outras intercorrências”, pontua a engenheira.

Lideranças estimulam cultura de prevenção

A Paraibuna Embalagens não mede esforços para manter a segurança de seus colaboradores. Para isto, dispõe de todos os materiais e EPIs necessários, além de capacitações constantes. O diretor da Unidade de Ondulados, Atala Trepichio, destaca que a equipe está empenhada em bater a meta do desafio dos 100 Dias Sem Acidentes. “Em Sapucaia nós já ficamos, em duas ocasiões, mais de 250 dias sem acidentes. A cultura da segurança é muito presente e levada a sério por todos na unidade, por isso, estou certo de que chegaremos novamente a este número”.

Em Juiz de Fora, o gerente Industrial Sandro Taha, ressalta que a campanha servirá para que todos os colaboradores se envolvam ainda mais neste compromisso. “Já chegamos a bater 360 dias sem acidentes e queremos repetir este feito. Para isto vamos continuar estimulando boas práticas, como treinamentos constantes, reforço ao uso de EPIs e a realização do DDS – diálogo de segurança – que acontece todos os dias, no início da jornada de trabalho.”  

CIPA é parceira neste desafio dos 100 dias sem acidentes

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) tem como propósito a prevenção de acidentes decorrentes do trabalho. Dentro da Paraibuna Embalagens, as lideranças ligadas à comissão, tanto em Juiz de Fora quanto em Sapucaia, atuam como parceiras importantes para difundir este conhecimento, contribuindo para que colaboradores possam implementar medidas para tornar a rotina mais segura e conquistar a meta dos 100 dias sem acidentes.

 

“Temos feito um levantamento das áreas sensíveis, dividindo a equipe para abranger todos os setores. O objetivo é eliminar qualquer condição insegura que possa existir. Para isto, temos estado mais presentes na operação para compreender melhor cada processo e traçar um plano de ação o mais preciso e eficiente”, explica o presidente da CIPA da unidade em Sapucaia, Claudio Gonçalves. Ele ainda acrescenta que estas informações têm sido fomentadas por meio dos múltiplos canais de comunicação da empresa e em reuniões periódicas do programa “Fala”.

O presidente da CIPA em Juiz de Fora, Marcus Helenio, tem como meta conseguir chegar, e ultrapassar, os 100 dias sem acidentes. Para isto, tem investido na conscientização das pessoas, principalmente quanto ao seu comportamento. “Nossas abordagens ocorrem tanto com os colaboradores mais antigos quanto nos novatos. Prezamos pela valorização da vida a partir de atitudes seguras, pois mostramos a eles que qualquer ação sem planejamento e análise pode levar a situações de risco. A prevenção é sempre a melhor solução!”

 

Notícias Relacionadas