Workshop da Qualidade atualiza equipe sobre processos internos da Paraibuna Embalagens.

15/03/22

Workshop da Qualidade atualiza equipe sobre processos internos da Paraibuna Embalagens.

O estímulo ao aprendizado é constante dentro da Paraibuna Embalagens. Um desses exemplos é o Workshop da Qualidade, que visa oferecer um ciclo de palestras internas para atualizar a equipe sobre temas relacionados aos setores comuns entre as unidades de Juiz de Fora e de Sapucaia, tirando dúvidas e alinhando o time a respeito dos processos corporativos.

Nesta edição, ocorrida entre os dias 21 e 25 de fevereiro, foram abordados temas importantes, bem como as certificações ISO 9001 e FSC, controle e qualidade, fluxo de compras de suprimentos, fluxo de caixa, notas fiscais, recebimento de mercadorias e estoque, gestão de pessoas, orientações jurídicas e segurança do trabalho.

Para a coordenadora de Meio Ambiente da Paraibuna Embalagens e responsável pelo Workshop da Qualidade, Fernanda Rocha, o evento foi uma oportunidade para deixar todos os colaboradores em uma “mesma página”. “Neste workshop buscamos envolver todas as áreas que têm impacto direto na fábrica para recordar sobre os processos e alinhar com a equipe sobre mudanças ou novas exigências. O objetivo é tornar a rotina mais assertiva, reduzindo retrabalhos”, explica. 

As palestras puderam ser acompanhadas pelo time de duas maneiras: on-line e presencial. Para isto, foram montadas duas salas para receber os colaboradores, uma na unidade de Juiz de Fora e outra na unidade de Sapucaia. “O pessoal gostou muito. Tivemos uma boa participação do time, muitos trouxeram perguntas no intuito de ficar ainda mais alinhados com os processos”, comenta Fernanda.

Palestras ampliam entendimento sobre processos

Para o gerente de Logística da Paraibuna Embalagens, Jorge Mendes, que ministrou a palestra sobre o almoxarifado e o fluxo de recebimento de mercadorias e estoque, o evento trouxe conteúdos muito enriquecedores para os processos internos. “Aprendemos a identificar, principalmente, quais fatores podem impactar nos nossos processos, elevando ainda mais nossa responsabilidade não só em seguir como de buscar entender como eles funcionam. Ficou claro para nós que cada departamento tem o seu processo e o mesmo precisa ser seguido”.

Já a engenheira da Segurança do Trabalho da Paraibuna Embalagens, Samantha Silva, destacou em sua fala durante a palestra sobre a responsabilidade das lideranças em cuidar da segurança do trabalho, que o papel do gestor na segurança vai muito além do que se imagina. “O gestor é quem vai apoiar e disseminar a cultura de prevenção, influenciando outras pessoas, fornecendo informações e dando exemplo com suas próprias atitudes. A segurança dos nossos colaboradores é primordial aqui na Paraibuna”, destacou.

A auditora de Qualidade da Paraibuna Embalagens, Ana Carolina Costa, conclui que os encontros atingiram os objetivos propostos desde o começo: “aparar arestas” para que a execução das atividades aconteça de forma “redonda”. “ O Workshop foi uma maneira de fomentar o conhecimento dos ritos corporativos, relembrando conceitos, falando de sua importância e como eles impactam em cada setor. Foi muito importante mostrar ao time, principalmente para pessoas que estão chegando agora, como que o nosso trabalho pode impactar no trabalho do outro e como podemos mensurar e evitar problemas no futuro”. 

A líder em Facilities da unidade da Paraibuna em Sapucaia, Liliane Souza, esteve entre os colaboradores que acompanharam todo o Workshop de Qualidade. Para ela, o evento foi super importante para esclarecer dúvidas e implementar melhorias. “Essa troca de informações com a equipe contribuiu muito para que todos pudessem estar cientes das mudanças ocorridas em cada processo. Vários dos assuntos abordados foram baseados em problemas comuns e que impactam no nosso dia a dia. No meu setor, por exemplo, as palestras feitas pela área jurídica e de suprimentos foram fundamentais para a rotina do meu time”, finaliza.

 

Notícias Relacionadas