Programa “Seu jeito de ser” ensina técnicas de comunicação assertiva.

17/02/22

Programa “Seu jeito de ser” ensina técnicas de comunicação assertiva.

Desenvolver pessoas para que elas estejam cada vez mais alinhadas aos seus objetivos profissionais está entre os propósitos da Paraibuna Embalagens. Isto acontece a partir do primeiro contato que elas têm com a empresa. No caso de aprendizes e estagiários, esse acompanhamento ocorre por meio do Programa “Seu jeito de ser”, que visa prepará-los para o mercado de trabalho a partir de treinamentos que desenvolvem competências técnicas e comportamentais.

Na primeira edição de 2022, que aconteceu de forma online, o programa trouxe dois momentos importantes: estreitar o contato desses jovens com o time de gestão de pessoas e comunicação por meio de um bate-papo descontraído e uma palestra em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) sobre “Comunicação Assertiva”.

Abrindo os trabalhos, a auditora de Qualidade da Paraibuna, Ana Carolina Costa, contou aos estagiários e aprendizes um pouco sobre sua trajetória dentro da empresa, que foi iniciada pelo estágio. Ela ainda apontou algumas qualidades que contribuem para que eles possam crescer em suas áreas de atuação, como ser proativo e buscar ter um aprendizado constante.

Na sequência, a professora, mestre em Psicologia e instrutora do SENAI, Paula Patrocínio, falou sobre a importância da comunicação no ambiente profissional. Segundo ela, a comunicação está entre as dez principais habilidades de um bom profissional e é indispensável para quem deseja se destacar em qualquer ramo de atuação.

“Se comunicar vai muito além das palavras. Envolve oratória, expressão corporal e planejamento. Parece simples, mas muitas pessoas não planejam adequadamente suas comunicações. Isso pode levar à frustração e a oportunidades perdidas. Por isso, cuidar para que a comunicação dos jovens seja efetiva e assertiva é um passo importante no desenvolvimento da carreira”, explicou.

Foco nas técnicas e ensinamentos

A estagiária em Segurança do Trabalho da Unidade de Sapucaia, Graciele Martins do Patrocínio, conta que as lições foram de grande valia para o aprendizado tanto profissional quanto pessoal. “Tivemos acesso a técnicas e exercícios de oratória para quem costuma falar mais baixo ou mais alto. Além disso, aprendemos exercícios para tentar diminuir a ansiedade antes de uma apresentação e qual a linguagem que devemos usar no ambiente corporativo”.

Já para Keven Machado Neto, que está iniciando sua jornada na empresa junto com a nova turma de aprendizes da Unidade de Juiz de Fora, ter participado do treinamento fez total diferença. “O evento nos fez pensar muito sobre a maneira com a se gente se comunica no nosso dia a dia e como podemos melhorar, crescer e evoluir. Todos estavam focados em aprender como se portar e se comunicar melhor com as pessoas em um grupo de trabalho”. 

Na avaliação do coordenador em Gestão de Pessoas da Paraibuna, Samuel Miquelito, esta edição do ProgramaSeu jeito de ser” veio para somar aos anseios dos jovens que já demonstravam interesse em aprender a se comunicar melhor. “Já havíamos identificado essa necessidade, por isso, reunimos o acesso às técnicas e o bate-papo com uma profissional que possa ser uma inspiração para eles.”

Samuel ainda ressaltou que o departamento de Gestão de Pessoas está sempre atento às demandas dos estagiários e aprendizes, construindo trilhas de desenvolvimento e realizando treinamentos. O intuito é estimular o aprendizado, de modo a contribuir para a formação de cada um deles para que estejam preparados para assumir uma posição de destaque em sua carreira profissional.

Notícias Relacionadas