Novembro Azul: Cuidar de si mesmo é um ato de amor-próprio

08/12/21

Novembro Azul: Cuidar de si mesmo é um ato de amor-próprio

O time da Paraibuna Embalagens passou todo mês de novembro refletindo sobre a importância do Novembro Azul, campanha de conscientização dirigida, especialmente, aos homens para conscientização sobre doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Várias ações foram realizadas para engajar o máximo de pessoas possíveis. Nas duas unidades as luzes dos letreiros ficaram azul, foram colocados backdrop, laços e bigodes de papelão azul como decoração em vários espaços, foram distribuídos laços de cetim e camisetas para todos os colaboradores homens, distribuição de brindes e palestra e DDS sobre a saúde do homem. “Tivemos uma participação muito boa nessas ações. Mudamos o formato de DDS e isso foi muito bom para que pudéssemos engajar tanto os homens como as mulheres que levam essas informações para casa”, disse Márcia, Técnica de Enfermagem, na Unidade de Sapucaia;

O foco neste ano foi buscar quebrar alguns preconceitos quanto à busca dos homens por ajuda médica o quanto antes, enfatizando que a prevenção é a maior aliada na luta contra o câncer de próstata. “O homem tem muita dificuldade em buscar a saúde preventiva. Eles ainda têm o receio de ir ao proctologista para exame de rotina. Por isso, buscamos levar para o time a compreensão de que o quando antes o problema for descoberto a resposta ao tratamento será muito melhor”, disse Sirlei, Técnica de Enfermagem, na Unidade de Juiz de Fora.

A Unimed foi parceira mais uma vez disponibilizando um profissional para fazer a Palestra Saúde do Homem. “Tivemos a oportunidade de tirar dúvidas e aprender ainda mais sobre os cuidados com a saúde. Todo o time esteve bem engajado em participar, fazer a campanha acontecer e literalmente vestir a camisa em prol do Novembro Azul”, afirmou Yasmin, Técnica de Segurança do Trabalho, na Unidade de Sapucaia.

Segundo André Luís, presidente da CIPA, na unidade de Juiz de Fora, este ano houve uma interação muito maio por parte do time masculino. “Percebemos que todos estavam muito atentos, querendo participar e envolvidos. Creio que, neste ano por causa das reflexões com nossa saúde provocadas pela pandemia, as pessoas estão mais abertas e atentas quanto à importância de se cuidarem. Nós vimos os DDS e a palestra com muitos colaboradores e eles vestindo a camisa efetivamente”, concluiu André Luís do Nascimento, Presidente da CIPA, em Juiz de Fora

 

Notícias Relacionadas