SIPAT: A Prevenção de hoje é a qualidade de vida de amanhã

22/11/21

SIPAT: A Prevenção de hoje é a qualidade de vida de amanhã

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, na Unidade de Juiz de Fora, da Paraibuna Embalagens, trouxe, esse ano, o tema: A PREVENÇÃO DE HOJE É A QUALIDADE DE VIDA DE AMANHÃ.

Mais do que fazer parte do calendário obrigatório dentro da empresa, a SIPAT, na Paraibuna Embalagens, é feita, também, com base no compromisso com a saúde e a segurança de seus colaboradores, objetivo bem alinhado com um de seus valores: Respeite a Vida.

A SIPAT foi organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, a CIPA, e pelo setor de Segurança do Trabalho com o objetivo de atingir o máximo possível de colaboradores da fábrica, por isso, as atividades foram realizadas em 3 turmas, sendo duas à tarde e uma à noite.

Vários temas foram levados para o time por parceiros da Paraibuna Embalagens como, Câncer de Mama e higiene bucal, por enfermeiras, da Unimed, Tabagismo, por um psicólogo, também, da Unimed e Proteção das mãos, por uma higienista, do SESI. “Trouxemos de diferente este ano o circuito de percepção de risco. Onde os colaboradores passavam pelo circuito com placas descritivas de risco de acidentes com foco de conscientizar ainda mais a importância de a gente melhorar a nossa percepção de risco no ambiente de trabalho”, disse André Luís do Nascimento, Presidente da CIPA de Juiz de Fora.

Seguindo todas as normas de saúde com relação a Covid 19, a SIPAT deste ano teve uma adesão expressiva dos colaboradores que ganharam um kit com um nécessaire, álcool em gel e itens para a saúde bucal.  “Levamos temas sobre saúde e segurança e percebemos um interesse muito grande das pessoas. Tivemos bastante participação e interação com os profissionais querendo saber dos temas. A adesão foi imensa”, Márcia Leite, Técnica de Segurança do Trabalho na Unidade de Juiz de Fora.

Neste ano também foi realizado o concurso de frases, que estimulou os profissionais a escreverem algo sobre o tema da SIPAT. O prémio foi uma televisão. A ganhadora, foi Cleidinice Ângela da Silva, Operadora de Movimentação, do Setor de aparas. Ela escreveu: GENTE INTELIGENTE TRABALHA COM PREVENÇÃO DE ACIDENTES. Escrever a frase foi divertido e desafiador. Sou uma pessoa bem competitiva. O prêmio foi muito importante, me deu ânimo e incentivo para querer dar sempre o meu melhor e participar das atividades propostas pela empresa”, concluiu.

Notícias Relacionadas