O PAPEL da estratégia e do planejamento na equipe comercial.

22/11/21

O PAPEL da estratégia e do planejamento na equipe comercial.

No primeiro dia da Reunião Anual de Vendas, da equipe comercial de papel, da Paraibuna Embalagens, o foco foi trabalhar o alinhamento estratégico e conteúdos relacionados à técnica de vendas.

Representantes comerciais de várias regiões país se reuniram em Juiz de Fora, em dois dias de muito aprendizado. “Essa foi uma reunião em que priorizamos a possibilidade de participação de todos, por isso, os temas foram pensados para que a equipe pudesse interagir e conhecer as mudanças, estratégias e também receber conteúdo para o aprimoramento do trabalho. A ideia foi mostrar o atual status que a Paraibuna Embalagens está e planejar os caminhos para onde queremos chegar no próximo ano”, disse Mário Henrique, Gerente Comercial.

Olhar para o que foi conquistado e para o que se quer conquistar foi o conselho dado pela Superintendente Rachel Marques que listou a entrega da equipe, o comprometimento, o engajamento e a união como principais fatores que elevaram a Paraibuna para outro patamar. “A Paraibuna Embalagens está cada vez mais reconhecido no Brasil e também internacionalmente e com muitas oportunidades de crescimento para o próximo ano. Um time de excelência preparado consegue transpor qualquer desafio. Por isso, nós nos dedicamos para trazer para esse encontro informações internas e externas que vão municiar essa equipe para olhar para o futuro e traçar os próximos passos com segurança e com a certeza de que vão ter bons resultados”, disse.

Para se saber onde se quer chegar é importante planejar de forma estratégica todos caminhos. E esse ponto é levado muito a sério na Paraibuna Embalagens que conta com uma equipe exclusiva de gestão de projetos. Todas as iniciativas que estão sendo pensadas ou executadas foram passadas para a equipe comercial pela Coordenadora de Planejamento Estratégico, Nayara Gonçalves. “Planejar, executar, verificar e corrigir são pontos importante para o desenvolvimento de qualquer projeto e empresa. Analisamos onde estamos, qual nossa ambição e o que faremos para atingir nossos objetivos. Nossa equipe está aqui para garantir os resultados e o bom desempenho dos projetos, analisando sempre se estamos no caminho certo, para que as equipes de vendas tenham confiança e segurança para nos representar no mercado”, afirmou.

Assim como planejar, olhar para os resultados é parte fundamental num processo de crescimento estratégico e saudável. O time de vendas de papel pôde conferir os avanços e as projeções financeiras e os investimentos que estão sendo feitos para garantir a qualidade, inovação e competitividade no mercado. Um mercado cada vez mais dinâmico e cheio de tendência como foi mostrado pela Assunta Camila, Diretora do Instituto de Embalagens, que trouxe as novidades apresentadas nas últimas feiras internacional. Segundo ela, hoje, no mercado, há quatro megatendências: sustentabilidade, saúde/segurança, conveniência e estilo/diversidade/beleza. Assunta também deixou sugestões para 2022. “Usar a força de ser natural do papelão, sem apelar para o biodegradável, educar e informar sempre, avaliar as oportunidades, apostar na reciclagem, pensar em reutilizável e repensar e rever sempre. Queremos fortalecer o trabalho de vocês para que possam continuar a ajudar os seus clientes a fazerem produtos melhores”, disse

Depois de planejado, avaliado e cheios de conhecimento sobre o mercado interno e externo, chega a hora de apresentar tudo isso aos clientes o mercado de forma clara, objetiva e eficiente para gerar valor e se obter bons negócios. Foi então que André Girotto, da Netprofit, chegou com seu treinamento com várias técnicas de vendas. Primeiro ele falou sobre a importância de mudar sempre e de se adaptar para fazer mais, melhor, mais rápido e por menos. Depois André apresentou a tríade da alta performance: atitude, conhecimento e habilidade e, também, a fórmula para resultados extraordinários. “É preciso ter potência, foco/clareza, disciplina e engajamento, como se fosse seu, para chegar nesses resultados. É gastar 20% de energia para se ter 80% dos resultados”, esclareceu.

Leonardo Crestani, representante no sul do país, classificou o primeiro dia como edificante. “Foi repleto de conteúdo, aprendizado e muita troca de experiência. Contribui muito com o nosso trabalho no dia a dia o que a gente leva daqui.  A gente sai energizado e renovado”, disse.

Já José Gomes, represente há 13 da empresa em São Paulo, destacou a organização. “Muito bem planejado os conteúdos e dinâmica do evento. Estar junto é muito bom e saímos com muitas informações para levar para nossos clientes e ajudar no fechamento de negócios”, afirmou.

“Sejam empreendedores internos”, convidou Heitor Villela, fundador da Paraibuna Embalagens. “Vamos sonhar, visualizar e realizar. Quero que vocês tenham prazer em trabalhar, que fortaleçam os ânimos e a autoestima. Tenho muito orgulho de vocês”, concluiu

Notícias Relacionadas