Treinamento de análise e soluções de problemas.

31/10/21

Treinamento de análise e soluções de problemas.

Profissionais de diversos setores da Paraibuna Embalagens estão participando de um treinamento de Análise e Soluções de Problemas. A capacitação ocorre nas duas unidades com o objetivo de capacitar os colaboradores para analisar e solucionar problemas com foco na identificação de suas causas raízes.

No treinamento, ministrado pelo Charlie Hudson Turette Lopes, da CHtreinamentos, foi utilizado como objeto de estudo um guindaste para que os participantes pudessem aplicar os conhecimentos das ferramentas utilizadas. “Foi uma miniatura de guindaste, algo que pensamos, juntamente com o Setor de Qualidade, para que eles pudessem pensar “fora da caixa”. Nós não estávamos fazendo análise de problemas reais da Paraibuna Embalagens e sim a partir dessa miniatura para que eles pudessem sair dos vícios das análises que fazem corriqueiramente”, disse o palestrante, Charlie Hudson.

Várias ferramentas foram usadas nessa capacitação para a identificação da causa raiz, tais como: brainstorming, diagrama de Ishikawa, método dos 5 porquês e 5W2H. O objetivo é que os colaboradores saiam do treinamento entendendo o conceito das ferramentas para que possam ser utilizadas com efetividade. O Treinamento vai contribuir muito para que eles entendam a importância de uma abertura de não conformidade bem-feita, com todas as informações necessárias, reduzindo o retrabalho”, afirma Ana Carolina Costa, Analista de Qualidade, da Paraibuna Embalagens.

O treinamento com três turmas, em Juiz de Fora, e três turmas, em Sapucaia, com a aproximadamente 15 colaboradores, em cada, deve terminar ainda neste mês. Para John Lucas Rocha Alencar, do Setor Comercial, as ferramentas disponibilizadas vão contribuir para que ele tenha mais rapidez, agilidade e informações seguras para as tomadas de decisões. Seja em processos de rotina ou decisões de nível estratégico, quem consegue responder rapidamente e de forma assertiva, consegue vantagem competitiva. Apesar de parecer uma definição simples, me chamou muito a atenção como foi colocada a definição de problema e causa. Entender isso é fundamental para a clareza na comunicação e na agilidade da resolução. As ferramentas do gráfico de “Espinha de Peixe” e os “Cinco Porquês” também me chamaram a atenção por suas funcionalidades”, afirmou

Laiz, líder do Controle de Qualidade, na unidade de Sapucaia, ressaltou a importância do treinamento por estar diretamente relacionado com a sua rotina de trabalho e proporcionou a ela um olhar diferenciado sobre como tratar os problemas. Muitas vezes estamos condicionados a tratar superficialmente, sem de fato conseguir chegar à raiz do que gerou tal ocorrência. E desta forma acabamos voltando a rever os mesmos problemas repetidas vezes”, concluiu Laiz da Cunha Messias Honório Apolinário, líder do Controle de Qualidade, na unidade de Sapucaia.

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