Excelência na operação e maior cuidado com o Meio Ambiente.

26/09/21

Excelência na operação e maior cuidado com o Meio Ambiente.

A Estação de Tratamento de Efluentes secundária da Paraibuna Embalagens já está em funcionamento. Todos os colaboradores  do setor participaram de um treinamento para garantir a excelência nas operações e, com isso, manter os cuidados necessários com o meio ambiente.

A capacitação foi oferecida pela empresa Paques, do grupo Skion Water, especialista em tratamento de águas, efluentes industriais e sanitários. Segundo o instrutor, Júlio Cesar Teixeira, o foco foi orientar e treinar os profissionais para o monitoramento e controle da água e da estação com o objetivo de reduzir ao máximo a carga orgânica da ETE, garantindo, com isso, que a água volte para a natureza o mais limpa possível. “A redução mínima é de 80% de carga orgânica, mas eu já conheci estação de tratamento como a da Paraibuna que tinha uma eficiência de 99,8%. Nós estamos buscando ajustes e revendo cálculos para que a cada dia a estação da empresa tenha maior eficiência. Focamos, também, no entendimento e na disseminação do conhecimento para que a equipe tenha autonomia no trabalho e que todos sejam agentes multiplicadores do que foi absorvido, por isso, tivemos muita prática”, disse.

Leandro Sant’Anna, Operador de Utilidades, afirmou que o treinamento agregou muitos conhecimentos práticos e teóricos que facilitam a operação do sistema de forma segura e com a minimização de custos. “Foi muito importante conhecer o controle da Estação de Tratamento de Efluentes secundária através da microbiologia do processo e as etapas de teste, para que tenhamos sucesso no dia a dia”, acrescentou.

A Estação de Tratamento de Efluentes Secundária da Paraibuna Embalagens está em funcionamento desde maio de 2021.  “Realizamos o treinamento com todos os responsáveis da área Os 20 profissionais fizeram essa capacitação com o objetivo de aprimorarem os processos de operação da estação”, disse Fernanda Rocha, Coordenadora do Setor de Meio Ambiente da Paraibuna Embalagens.

Alison Lucas, Supervisor de Utilidades, destacou a importância do treinamento, também, para maior conscientização do time com relação ao meio ambiente. “O ponto de maior destaque para mim foi agregar conhecimento e valores às pessoas sobre a preservação e proteção do meio ambiente. É muito importante o desenvolvimento da minha equipe de colaboradores para que tenhamos excelência nas metas e bons resultados no tratamento do efluente”, concluiu.

Notícias Relacionadas