Nova Brigada de Incêndio é formada na Unidade de Sapucaia.

28/07/21

Nova Brigada de Incêndio é formada na Unidade de Sapucaia.

Prevenção constante e atuação ágil e responsável são as principais funções desse novo grupo de mais de 40 pessoas que se formou na unidade de Sapucaia/RJ, da Paraibuna Embalagens.

Todas as inscrições foram feitas de forma voluntária pelos colaboradores reforçando ainda mais o interesse dessas pessoas em contribuírem com a empresa e com o time. “A brigada tem como função principal a prevenção e os cuidados periféricos, como extintores de incêndio, hidrantes, sinalizações de extintores, orientar os colaboradores, intervindo em atividades de risco, como solda, corte com maçarico, uso de esmerilhadeira. A brigada tem um papel não só de combater um princípio de incêndio, coordenar o abandono de área, ou prestar os primeiros socorros, mas, também, a parte de prevenção. Um auxílio à segurança do trabalho”, disse Alex Gomes, Engenheiro de Segurança do Trabalho.

Rogério Temponi, do SOS Resgate, foi o instrutor da turma que ele considerou muito profissional e comprometida com os ensinamentos passados durante a capacitação. “É o esperado de um aluno de brigada de incêndio que é uma missão de muita responsabilidade. Nós abordamos vários pontos, entre eles combate incêndio, classificação de extintores, PCR e RCP, OVACE, abordagem a vítima, avaliação primária e segundaria, pranchamento, casa de fogo e casa de fumaça. É de suma importância uma grande empresa ter uma equipe de Brigadista de incêndio, muito bem treinada e bem capacitada”, disse

Lucas Cruz se candidatou à brigada de forma voluntária porque, para ele, é muito importante integrar um quadro de pessoas responsáveis pelas atividades de emergência da fábrica e poder atuar na prevenção de riscos relacionados a incêndios e acidentes. “O treinamento foi muito ativo, principalmente a prática com situações reais de combate e salvamento em casos de emergência. Foi muito importante o ambiente que se remeteu a um quadro real para que o brigadista pudesse atuar em caso de emergência, disse Lucas Cruz, Brigadista

O treinamento foi dividido em 3 turmas. Foram 3 dias com conteúdo teórico e com muita prática e por fim a formatura com entrega de certificado. Tanto o treinamento, quanto a formatura foram incríveis. Os feedbacks foram superpositivos e a liderança se mostrou em peso apoiando e se colocando à disposição da equipe, o que nos passou ainda mais segurança. Daqui pra frente é dar continuidade aos muitos trabalhos e desafios”, afirma Yasmim, Técnica de Segurança do trabalho, da Unidade de Sapucaia.

Camile Zanata, do Setor de Gestão de Pessoas, também faz parte dessa nova equipe. Fazer parte da brigada é importante para poder apoiar em momentos de sinistros ou de ocorrências em que “saber agir” faz a diferença. Foi muito bom para meu desenvolvimento pessoal. Eu tinha a certeza de que iria adquirir conhecimentos que acredito que deveriam ser ensinados desde a escola, como por exemplo primeiros socorros”, afirmou.

Para o gestor da unidade de Sapucaia, ter uma brigada capacitada, atuante e renovada é crucial para a garantia da segurança de todos na empresa. “Não temos Corpo de Bombeiros, em Sapucaia, sendo assim, caso ocorra um incêndio, os bombeiros precisam vir de Três Rios e vai demorar cerca de 30 minutos. Ter uma brigada ajuda muito porque temos pessoal preparado em todos os turnos e que também moram perto da empresa e podem ser acionados rapidamente”, disse Atala Trepichio, Diretor de Unidade de Sapucaia, da Paraibuna Embalagens.

Notícias Relacionadas