SIPAT fortalece a cultura de segurança na Paraibuna Embalagens.

05/07/21

SIPAT fortalece a cultura de segurança na Paraibuna Embalagens.

A Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho, a SIPAT, na unidade de Sapucaia, da Paraibuna Embalagens levou, este ano, o tema: UM ATO SEM PREVENÇÃO PODE SER O ÚLTIMO DE UMA VIDA. Objetivo foi fortalecer a cultura interna de segurança que já existe na empresa.

Foram feitas várias atividades, entre elas, palestras sobre limitação de movimento e percepção de risco, saúde bucal e saúde mental, com a participação de profissionais da Unimed, que também presenteou os colaboradores comum copo personalizado. “A SIPAT este ano veio com o objetivo de levar conscientização aos colaboradores e cuidados com a saúde pessoal, que também podem influenciar no ambiente de Trabalho. Os feedbacks foram superpositivos e foi gratificante ver que os colaboradores compraram a ideia e fizeram a aplicação dos conceitos e cuidados no dia-a-dia. Dessa forma, a tendência é que seja possível conseguir avançar cada vez mais no nível de maturidade e segurança de nossa empresa”, afirma Yasmin Gregório, Técnica de Segurança do Trabalho, da Paraibuna Embalagens, unidade Sapucaia.

A SIPAT deste ano contou com um diferencial por causa do momento de pandemia. Ela foi toda feita em formato DDS, Diálogo, Diário de Segurança, que ocorre durante 20 minutos nas trocas de turno para evitar aglomerações, já que as palestras foram concentradas no galpão, dentro da unidade. Outro diferencial é que foi criado um passaporte, que era entregue aos colaboradores e carimbado com os dias que ele participou. “Foi também uma forma de incentivo esse passaporte porque com ele a pessoa, que tivesse participado de pelos menos quatro dias, poderia participar dos sorteios dos brindes. Nós tivemos um engajamento muito bom. Eu vi as pessoas querendo participar e até divulgado as atividades. Mesmo neste momento pandêmico, nós conseguimos fazer a SIPAT e ainda deixá-la leve, dinâmica e interativa”, disse Liliane Souza, Presidente da CIPA, da Paraibuna Embalagens, unidade Sapucaia.

Esta SIPAT também incentivou os colaboradores a fazerem uma frase que tivesse ligação com tema. Kelly dos Santos Oliveira, foi a ganhadora desse concurso com a frase: NÃO FAÇA DA IMPRUDÊNCIA UMA ARMA. A VÍTIMA PODERÁ SER VOCÊ!”. “A motivação veio depois que falei com um amigo que eu estava me mudando para uma casinha com minha filha e não tínhamos ainda algumas coisas, como uma televisão, que era o prêmio para o ganhador do concurso. Fiquei dois dias pensando em mandar ou não. No último dia da entrega, antes de sair de casa, eu fiquei pensando, pedi uma ajuda para minha mãe, fiz e entreguei. Fiquei muito feliz em participar e ganhar”, disse

Cerca de 300 pessoas participaram das atividades. Milena foi em quase todos os dias e destacou a aplicabilidade dos temas abordados ao dia-a-dia. “Foram tratados diversos assuntos que estão presentes em nosso cotidiano. As informações passadas foram de grande importância para todos os colaboradores. Além disso, outra qualidade da SIPAT desse ano foi o dinamismo das palestras, todas elas apresentaram atividades dinâmicas que buscavam a interação do público com o palestrante, o que tornou o evento mais participativo e eficiente”, afirmou Milena Fernandes.

Além dos brindes sorteados, cada colaborador que participou ganhou um kit do evento com chocolate, informativos sobre AIDS e DST, preservativos, máscara, álcool em gel e um kit de higiene bucal, com pasta de dente, escova e fio dental. “O planejamento e a organização dos membros da CIPA fizeram com que o evento ocorresse com sucesso. Foi muito além das nossas expectativas em relação a participação e isso, eu acredito, que só nos motivou para prosseguir com a marca de índice zero de acidentes e, sobretudo, pensar em eventos cada vez mais elaborados para os próximos anos”, concluiu Alex Segurança Paraibuna, Engenheiro de Segurança do Trabalho, da Paraibuna Embalagens.

 

 

Notícias Relacionadas