Indústria valoriza talento e intensifica o recrutamento interno

30/06/21

Indústria valoriza talento e intensifica o recrutamento interno

A Paraibuna Embalagens tem focado no desenvolvimento do seu quadro atual de colaboradores valorizando aqueles que já fazem parte do time disponibilizando um percentual de vagas exclusivamente para o recrutamento interno. Esse processo é apontado por muitos especialistas como um caminho que leva à motivação dos profissionais, aumenta o sentimento de pertencimento, gera mais engajamento da equipe e valoriza o potencial humano.

Em 2021 houve um aumento desse recrutamento interno na Paraibuna Embalagens. Até agora, mais de 100, número maior que o de todo ano passado. Esse crescimento, segundo a empresa, se dá devido ao investimento que tem sido feito nas ações de desenvolvimento do time, tais como: treinamentos técnicos, academia de líderes, universidade corporativa, programa DesEnvolver, bolsa de estudos dentre outros. Há também a divulgação em massa de oportunidades internas, além do mapeamento de potenciais incentivo a participação dos processos internos. Todos dentro da Paraibuna Embalagens têm a oportunidade de participar, para isso é preciso ter dedicação, interesse e aproveitar cada vez mais as oportunidades que a Paraibuna Embalagens oferece, afinal um dos nossos valores é “estimular  a aprendizagem” e isso traz engajamento e motivação para os colaboradores se prepararem para as oportunidades internas”, afirma Lidiane Namorato, Analista de Gestão de Pessoas

Em abril deste ano, por exemplo, a meta, que era de 30% do recrutamento ser interno, foi ultrapassada, atingindo 38%. Este número vem sendo alcançado com uma estratégia de ampla divulgação em todos os canais de comunicação da empresa, como murais, grupo de whatsapp, informes nos diálogos diários de segurança com os turnos dentre outros, além do engajamento e apoio dos gestores para incentivar o time. “Toda vaga que é aberta passa por uma avaliação da chance de sucesso possível no recrutamento interno e, é sempre prioridade, oferecermos as oportunidades dentro da Paraibuna Embalagens”, disse Camile Zanatta, Analista de Gestão de Pessoas.

É importante ressaltar que, muito maior que o incentivo da empresa em oferecer novas oportunidades para seus colaboradores, deve ser o interesse desses profissionais em ver esse processo com uma possibilidade de crescimento, bem como, como um motivador para investir, também no autodesenvolvimento. “Muito mais que oferecer um vaga para mudar de área ou setor ou para promoção, o que estamos fazendo é dar ao nosso time o real valor que ele tem, porque temos investido no desenvolvimento dele de várias formas. Entretanto, todos são responsáveis pelo sucesso desse recrutamento, inclusive o colaborador que deve se mobilizar e se movimentar para estar apto a ocupar esse novo espaço. Nós damos as oportunidades, mas são eles, com vontade, determinação, autoconhecimento, desenvolvimento de suas habilidades que vão fazer com que consigamos ter bons resultados para todos”, afirma Rita Rievert, Gerente do Setor de Gestão de Pessoas da Paraibuna Embalagens.

 

Notícias Relacionadas