Atualização para mais segurança e produtividade.

27/05/21

Atualização para mais segurança e produtividade.

Mais de 60 profissionais do setor de operação de empilhadeira da Paraibuna Embalagens, da unidade de Sapucaia, fizeram os treinamentos sobre os procedimentos internos para operação de empilhadeira e de reciclagem sobre a operação do equipamento, oferecido pela Movicarga, nova fornecedora da empresa.

Os treinamentos fizeram parte da terceira etapa da nova estrutura de operação de empilhadeira criada na Paraibuna Embalagens, Unidade Sapucaia. “Quando houve a troca do fornecedor do equipamento a empresa também fez um redesenho do fluxo da operação, criando novos controles e regras. Primeiro trabalhamos com os lideres o que poderia ser melhorado, depois fizemos um treinamento interno com toda equipe de operação para que ficassem alinhados e por último convidamos os profissionais da Movicarga para fazerem essas atualizações com o time”, disse Sidnei dos Santos Satiro, gestor do novo contrato de empilhadeira.

A capacitação foi feita em três turmas, com uma hora cada, com foco na segurança e nos cuidados com o equipamento. “Trabalhamos muito com a questão da empatia. Se colocar no lugar do colega, do pedestre e também no lugar da empresa quanto aos custos com a manutenção do equipamento. Foi para ter noção de segurança, valorizar a vida, a saúde e, sim, valorizar, também, o patrimônio. Porque se não há avaria, se mantém o equipamento em dia e a empregabilidade de todos”, disse Flávio Cupertino de Oliveira, Técnico de Segurança do Trabalho, instrutor do treinamento.

Nailla, que foi contratada recentemente depois de participar do curso gratuito de empilhadeira só para mulheres, disse que foi muito importante essa atualização, mesmo tendo passado pelo curso mais aprofundando quando entrou na empresa. Foi falado basicamente o que já sabíamos, porém como uma atenção maior para o cuidado com a vida durante a operação. Operar empilhadeira exige muita atenção e cuidado com quem está ao nosso redor. De forma geral, o curso foi muito proveitoso no sentido de nos conscientizar não só com os cuidados com as máquinas, mas principalmente com a vida”, disse Nailla de Araújo Borges, operadora de empilhadeira.

Para Messias, que já está na empresa há mais de 1 ano, a capacitação foi muito importante para relembrar alguns processos. “Foi muito boa e ajudou a gente a entender mais sobre os perigos e acidentes”, disse Messias Pires Ramos, operador de empilhadeira.

Entendemos que o treinamento passado pela nossa área de segurança ao time da Paraibuna é fundamental e necessário para garantir a todos uma operação mais segura, eficiente e com maior disponibilidade dos equipamentos. Alguns procedimentos básicos, como o checklist das empilhadeiras antes do início de cada turno são fundamentais. Um manuseio correto da empilhadeira evita falhas simples de operação, como tombamentos, avarias (produto e das empilhadeiras) e, somados a uma manutenção bem-feita, gera uma imensa economia, além de um aumento de produtividade”, concluiu Alberto Orsovay, Operações e Novos Negócios da Movicarga

Notícias Relacionadas