Crianças aprendem brincando a importância da Reciclagem

30/04/21

Crianças aprendem brincando a importância da Reciclagem

Crianças do projeto social Embalando o Bem, da Paraibuna Embalagens, foram incentivadas a fazerem brinquedos com materiais que iriam para o lixo. O resultado foi surpreendente e virou uma exposição dentro das unidades da empresa.

A Iniciativa, também, levou conscientização de forma lúdica para dentro das casas dessas crianças. Michele, mãe da Ryanne, de 9 anos, disse que a experiência foi incrível porque, além de passar mais tempo com a filha, ela pôde perceber o quanto de material reciclável podemos ter dentro de casa. Ryanne e a mãe fizeram muitos brinquedos: uma aranha com garrafa Pet, um cofrinho de porquinho, um jogo de abre e fecha com corda de varal e garrafa, um jogo de dama e um chocalho feito de copos descartáveis. “É muito importante reciclar. Eu não reciclava, vou ser sincera, mas com tantas propagandas pedindo, passei separar as coisas aqui em casa. E foi tão legal fazer os brinquedos por que o que eu não tinha aqui em casa, nós saímos pedindo para os vizinhos e, com isso, comentamos sobre o projeto Embalando Bem e os trabalhos que fazem com as crianças, ou seja, fomos multiplicadoras da importância da reciclagem”, disse Michele Mara Campos de Miranda

Na casa de Joyce, de 9 anos, o envolvimento foi de todos. Ela e o irmão foram os artistas e a mãe, Silvana, deu todo o apoio. Ela disse que foram ótimos momentos em família fazendo a casinha com caixa de leite, um carrinho e um avião com vários materiais recicláveis. “Foi muito bom e muito criativo. Fiz a casinha com caixa de leite que juntamos aqui em casa, usei também saco de linha e panos. Ficou linda. Eu achei muito importante por que não jogamos as coisas fora e ainda fizemos brinquedos”, disse a garotinha, de apenas 9 anos.

O Projeto Esperança, que está embaixo do guarda-chuva do Projeto Social Embalando o Bem, é desenvolvido a quase 5 anos. Crianças e adolescentes de bairros próximos às unidades da Paraibuna Embalagens, em Juiz de Fora/MG e Sapucaia/RJ, são atendidos pelo projeto que, por conta da pandemia reformulou sua forma de atuação, mas não deixou de propor ações, como foi nesse caso. “Nós mantemos contato com as mães através de um grupo de whatzapp e sempre vamos propondo atividades. Dessa vez pensamos em atividades ligadas à reciclagem por que estamos com um projeto muito legal de coleta seletiva com ações dentro e fora da fábrica. Nós fazemos uma avaliação muito positiva dessa atividade. Teve um envolvimento muito grande das crianças que fizeram brinquedos com diferentes materiais que iriam para o lixo, como garrafas, tampinhas, latas, papel. Reciclar é a filosofia da Paraibuna Embalagens e está em seu DNA, por isso sempre incentivamos  as crianças do projeto a participarem de ações de preservação ao meio ambiente e de sustentabilidade, disse Érica Cazal, assistente social do Projeto Embalando Bem, da Paraibuna Embalagens.

Esse trabalho com as crianças do Embalando o Bem, está ligado ao Programa de Coleta Seletiva da Paraibuna Embalagens que visa promover ações internas e externas de conscientização sobre a importância de reciclar. “O programa já está sendo desenvolvido dentro das unidades da empresa, levando informações através multicanais para os colaboradores. O segundo passo é trabalhar junto com crianças e adolescentes das escolas municipais de Juiz de Fora/MG e Sapucaia/RJ e o terceiro mote do programa é reforçar a importância dos catadores de materiais recicláveis”, disse Fernanda Rocha, Coordenador do Setor de Meio Ambiente da Paraibuna Embalagens.

Notícias Relacionadas