Capacitando o “Coração” do meio ambiente dentro da Paraibuna Embalagens.

31/03/21

Capacitando o “Coração” do meio ambiente dentro da Paraibuna Embalagens.

Os colaboradores das Estações de Tratamento de Água/ETA e Efluentes/ETE da Paraibuna Embalagens passaram por um treinamento muito importante oferecido pela Axchem Brasil Indústria Química, fornecedora de insumos para a empresa.

O treinamento foi para garantir que todos estejam alinhados com o processo e sua importância. Nessa capacitação, o instrutor Gilberto Pacher, Engenheiro Químico da Axchem, levou vários ensinamentos técnicos para contribuir ainda mais com a eficácia e eficiência do trabalho nesses setores, reforçando a importância de uma operação correta e do uso de produtos químicos eficientes na operação da estação Foi criado, também, um boletim diário para que os operadores preencham e possam acompanhar as informações para poder avaliar e atuar de forma mais rápida caso ocorram alterações. “Um dos principais objetivos é igualar o conhecimento com toda a equipe. Eu acredito que todo conhecimento é válido e considero quem trabalha na área ambiental como se fosse um médico. Nós estamos cuidando e tratando do meio ambiente, ou seja, do meio que você e sua família vivem. Você chegar em casa e dizer:  hoje eu fiz uma coisa boa para minha família, consegui fazer com que a água que estava fora dos padrões de emissão fosse devolvida ao corpo receptor em conformidade com a legislação ambiental isso  é muito importante e gratificante”

A Paraibuna Embalagens realiza o tratamento da água que é utilizada no processo produtivo.  Para retornar ao meio ambiente, a água passa pela ETE onde é tratada e monitorada dentro de todos os parâmetros de qualidade estabelecidos pela legislação. “Esses treinamentos são, também, para aprimorar as nossas ações de respeito e cuidado com o meio ambiente. É muito evidente para nós a  necessidade da operação correta das Estações de Tratamento de Água e a  Estação de Tratamento de Efluentes. A gente costuma dizer que os operadores da ETA e ETE são o coração do meio ambiente dentro da empresa. Através deles a gente consegue colocar em prática tudo aquilo que pregamos sobre as questões ambientais e de sustentabilidade, por isso, a importância de capacitar, sempre”, disse Jéssika Leite, do Setor de Meio Ambiente da Paraibuna Embalagens.

A Paraibuna Embalagens vai contar com uma Estação de Tratamento de Efluentes secundária, o que vai garantir a estabilidade do  lançamento de efluentes. “Pude conversar com o meu time e percebi com eles a necessidade de conhecer o processo de tratamento com a implantação da ETE secundaria. Um ponto importante é que os colaboradores que participaram dessa capacitação vão se tornar multiplicadores dos aprendizados e passar para outras pessoas” Ademir Hungaro, responsável pelo setor de Utilidades, na Paraibuna Embalagens.

Para Victor, Técnico de Utilidades, que participou da capacitação, os conhecimentos adquiridos foram muito importantes e já estão sendo colocados em prática. “O treinamento foi muito bom. Para os colaboradores mais antigos serviu para relembrar e para os mais novos, foi um grande aprendizado. A importância para mim é que o tratamento tem que ser sempre bem amarrado, controlando os produtos químicos, temperaturas, para que a água possa ficar limpa e sem odores”, disse

 

Notícias Relacionadas