A Paraibuna Embalagens vai capacitar alguns de seus profissionais, da unidade de Ondulados, em Sapucaia/RJ, em um novo idioma: o italiano. O objetivo é melhorar a comunicação desses colaboradores com um de seus fornecedores da Itália.
Uma das nossas onduladeiras (máquina em que as bobinas de papel se transformam em chapas de papelão ondulado) a fabricante responsável pela montagem e manutenção dela é da Itália. Já há um convênio com a empresa para contato direto, via internet, para resolução de problemas caso haja a necessidade, entretanto, essa comunicação, em sua maioria, é feita em italiano, provocando, algumas vezes, uma demora no entendimento de ambas as partes. “Nosso objetivo é melhorar a comunicação para diminuir o tempo na busca por soluções. Na maioria das vezes estamos falando de sistemas eletrônicos e é desafiador esse contato. Ele acaba acontecendo, mas, sem dúvida, há sim uma perda de tempo. Melhorando essa comunicação a gente melhora a eficiência da máquina e reduz em muito o tempo nas paradas que possam vir a ocorrer”, afirma Atala Trepichio, Diretor da Unidade de Ondulados da Paraibuna Embalagens.
Vão ser duas turmas, manhã e tarde, totalizando 12 profissionais, das áreas de elétrica e mecânica, uma vez por semana. O curso é gratuito. Daniele Viana vai ser a professora dessa formação que terá início na segunda semana de janeiro. Para ela a oportunidade de aprender um novo idioma é por si só, algo muito importante e acredita que, por o italiano ser bem mais parecido com o português e, claro, havendo empenho da equipe, o aprendizado básico vai ser possível em no máximo 1 ano. “Nos primeiros dois meses vou atuar com a inicialização do vocabulário italiano, formas de tratamento e alguns verbos. Vou trazer pra eles o ambiente da Itália e, certamente, algumas coisas eles vão reconhecer. Depois vou introduzir o vocabulário específico para a máquina. O objetivo é que eles ganhem uma independência e consigam ler, entender e executar as instruções. Eu acredito que a gente vai ter uma resposta positiva. Quero despertar o interesse deles para que eles vejam como uma oportunidade, também, de descobri um hobby e quem sabe, ampliar para outro idioma”, disse Daniele Viana, professora de Italiano.
Para a Paraibuna Embalagens, promover esse tipo de capacitação é algo que já faz parte da missão e dos valores da empresa. “Temos como pilares seis valores que conduzem nossas ações, um deles é Estimule o Aprendizado, sendo assim, sempre estamos focados em observar em quais áreas há a necessidade de capacitação. Algumas vezes orientamos e damos apoio a essa busca externa e em outros momentos, como esse, disponibilizamos a formação internamente. Acreditamos que esse curso vai fazer com que os profissionais trabalhem mais felizes porque vão estar mais confiantes na hora de ter autonomia para evitar e corrigir possíveis problemas com a máquina”, afirma Rita Rievert, Gestora do Setor de Gestão de Pessoas da Paraibuna Embalagens.
A Paraibana Embalagens concluiu mais um ciclo do Planejamento Estratégico para os próximos três anos. Foram várias as etapas para elaboração da estratégia da empresa e também para a definição de como ela será alcançada. A sustentação da estratégia da Paraibuna Embalagens será feita através de três pilares: Projetos, Metas de Melhoria e Vivência na … Continuar lendo PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: UM NORTE PARA O DESENVOLVIMENTO.
Lute como uma garota e vá além, supere, persista, busque pelo conhecimento, aproveitar as oportunidade, empodere-se. E foi assim que as mulheres da 1ª turma do curso de empilhadeira exclusivo para mulheres, oferecido de forma gratuita pela Paraibuna Embalagens, para as moradora da cidade de Juiz de Fora/MG, “chegaram lá”, concluíram o curso e estão … Continuar lendo Conclusão do curso de empilhadeira exclusivo para mulheres – 1ª Turma da Unidade de Juiz de Fora.
Você sabia que cerca de 46% do papel produzido e comercializado no Brasil é reciclado e volta para a cadeia produtiva, desse total, 80% é destinado para fazer embalagens. O papel pode ser reciclado inúmeras vezes. Os catadores de materiais recicláveis são de fundamental importância no processo da reciclagem do papel, pois estima-se que 30% … Continuar lendo Programa de coleta seletiva da Paraibuna Embalagens.