PARAIBUNA EMBALAGENS OFERECE CURSO DE ITALIANO PARA OS SEUS COLABORADORES

PARAIBUNA EMBALAGENS OFERECE CURSO DE ITALIANO PARA OS SEUS COLABORADORES

A Paraibuna Embalagens vai capacitar alguns de seus profissionais, da unidade de Ondulados, em Sapucaia/RJ, em um novo idioma: o italiano. O objetivo é melhorar a comunicação desses colaboradores com um de seus fornecedores da Itália.

 

Uma das nossas onduladeiras (máquina em que as bobinas de papel se transformam em chapas de papelão ondulado) a fabricante responsável pela montagem e manutenção dela é da Itália. Já há um convênio com a empresa para contato direto, via internet, para resolução de problemas caso haja a necessidade, entretanto, essa comunicação, em sua maioria, é feita em italiano, provocando, algumas vezes, uma demora no entendimento de ambas as partes. “Nosso objetivo é melhorar a comunicação para diminuir o tempo na busca por soluções. Na maioria das vezes estamos falando de sistemas eletrônicos e é desafiador esse contato. Ele acaba acontecendo, mas, sem dúvida, há sim uma perda de tempo. Melhorando essa comunicação a gente melhora a eficiência da máquina e reduz em muito o tempo nas paradas que possam vir a ocorrer”, afirma Atala Trepichio, Diretor da Unidade de Ondulados da Paraibuna Embalagens.

 

Vão ser duas turmas, manhã e tarde, totalizando 12 profissionais, das áreas de elétrica e mecânica, uma vez por semana. O curso é gratuito. Daniele Viana vai ser a professora dessa formação que terá início na segunda semana de janeiro. Para ela a oportunidade de aprender um novo idioma é por si só, algo muito importante e acredita que, por o italiano ser bem mais parecido com o português e, claro, havendo empenho da equipe, o aprendizado básico vai ser possível em no máximo 1 ano. “Nos primeiros dois meses vou atuar com a inicialização do vocabulário italiano, formas de tratamento e alguns verbos. Vou trazer pra eles o ambiente da Itália e, certamente, algumas coisas eles vão reconhecer. Depois vou introduzir o vocabulário específico para a máquina. O objetivo é que eles ganhem uma independência e consigam ler, entender e executar as instruções. Eu acredito que a gente vai ter uma resposta positiva. Quero despertar o interesse deles para que eles vejam como uma oportunidade, também, de descobri um hobby e quem sabe, ampliar para outro idioma”, disse Daniele Viana, professora de Italiano.

 

Para a Paraibuna Embalagens, promover esse tipo de capacitação é algo que já faz parte da missão e dos valores da empresa. “Temos como pilares seis valores que conduzem nossas ações, um deles é Estimule o Aprendizado, sendo assim, sempre estamos focados em observar em quais áreas há a necessidade de capacitação. Algumas vezes orientamos e damos apoio a essa busca externa e em outros momentos, como esse, disponibilizamos a formação internamente. Acreditamos que esse curso vai fazer com que os profissionais trabalhem mais felizes porque vão estar mais confiantes na hora de ter autonomia para evitar e corrigir possíveis problemas com a máquina”, afirma Rita Rievert, Gestora do Setor de Gestão de Pessoas da Paraibuna Embalagens.

Notícias Relacionadas