Paraibuna Embalagens tem 100% de participação na SIPAT 2020:

Paraibuna Embalagens tem 100% de participação na SIPAT 2020:

Na semana de 19 a 23 de outubro, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), da Paraibuna Embalagens, realizou a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, a SIPAT.

O tema central de 2020 foi, “Os desafios de Manter a Segurança em Tempos de Pandemia”. Parceiros como a Unimed e o Sesi participaram dos Diálogos Diários de Segurança, DDS, que neste anos teve como diferencial encontros em todos os três turnos e setores da empresa. “Nos anos anteriores fazíamos encontros gerais e contávamos com a ida dos profissionais. Mas neste ano, por conta da pandemia, tivemos que buscar alternativas para evitar aglomerações. Por isso, fizemos os DDS nos turnos e setores. Os profissionais da Unimed e Sesi foram incríveis. Eles começavam os encontros com o pessoal que estava saindo, às 5h30 da manhã e iam até o último turno, às 22h. Isso nos deu um resultado muito positivo, já que conseguimos atingir 100% dos colaboradores”, disse Edcarlos Silva, Presidente da CIPA/JF.

Durante a semana os colaboradores receberam informações de uma fisioterapeuta sobre a importância de fazer alongamento antes e durante as atividades profissionais e de uma fonoaudióloga sobre os prejuízos da exposição aos ruídos, seja dos fones de ouvido ou dos ambientes. Outro assunto abordado foi o câncer de mama para homens e mulheres, tema de destaque do Outubro Rosa. A importância da alimentação saudável foi o mote do encerramento que teve um lanche com muitas frutas e alimentos nutritivos, bem como, a Nutribike do Sesi, uma bicicleta que, quando pedalada, produz suco. “Durante boa parte deste ano tivemos que repensar várias questões tanto no ambiente profissional como pessoal, por causa da pandemia, e com a SIPAT não foi diferente. Ela é obrigatória e é, também, essencial para que possamos falar de alguns temas com mais abrangência e, por isso, mudamos o formato e vimos, mais uma vez, que são nesses momentos desafiadores que conseguimos encontrar soluções e caminhos muito positivos. Antes tínhamos uma adesão muito boa, mas essa edição teve uma cobertura muito mais ampla, o que nos faz pensar em manter esse modelo”, disse Alex Silva Gomes, Engenheiro de Segurança da Paraibuna Embalagens.

 

 

A Prefeitura de Juiz de Fora também contribuiu com a SIPAT 2020 disponibilizando vários matérias informativos sobre o Covid-19, DSTs, dengue, que fizeram parte de uma caixa entregue aos colaboradores, que tinha, também, álcool em gel e uma caneca de alumínio como incentivo à redução do uso de copos plástico se à importância da reciclagem. “A segurança e a saúde dos colaboradores são muito importantes para a Paraibuna Embalagens não somente dentro dos muros da empresa, por isso fazemos sempre com temas que servem para toda a vida. E ver que conseguimos manter a Semana, com mudanças, claro,  e ainda perceber maior adesão de nossos colaboradores é muito gratificante e deixa claro que, quando investimos no bem-estar das pessoas e na qualidade de vida delas no ambiente de trabalho, sempre teremos como retorno a atenção e o comprometimento dos profissionais”, conclui Rita Rievert Gerente do Setor de Gestão de Pessoas da Paraibuna Embalagens.

Notícias Relacionadas